PUBLICIDADE

Enem: redação 'difícil' faz candidatos 'inventarem' no RS

4 nov 2012 - 15h49
(atualizado em 2/9/2013 às 09h38)
Compartilhar
Angela Chagas
Direto de Porto Alegre

Os primeiros candidatos a deixar o prédio do Instituto de Educação em Porto Alegre (RS) após a abertura dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo consideraram difícil o tema da redação: "O movimento imigratório para o Brasil no século 21". Primeira a sair da sala, a estudante Elisandra Lencini, 20 anos, disse que foi preciso "inventar" para preencher as 30 linhas de texto.

Primeira a sair da sala, Elisandra Lencini disse que foi preciso 'inventar' para preencher as 30 linhas de texto
Primeira a sair da sala, Elisandra Lencini disse que foi preciso 'inventar' para preencher as 30 linhas de texto
Foto: Angela Chagas / Terra

Enem: confira a correção da prova de sábado

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

"Esse tema da imigração é muito complicado para mim. Eu nem sabia que estavam acontecendo essas coisas (vinda de pessoas de outros países para o Brasil)", afirmou a jovem, que pretende cursar gastronomia. "Achei que seria alguma coisa mais de atualidade, que a gente está acostumado a ver na TV, mas esse assunto eu não sabia, tive que inventar", confessou a estudante, que deixou o prédio pontualmente às 15h, duas horas depois do início da prova.

Segunda a sair do prédio, a auxiliar financeira Elisiane Pacheco, 26 anos, também considerou o tema complicado. "Achei que seria um assunto do momento, alguma coisa sobre terrorismo ou até internet, mas essa coisa da imigração tem mais relação com a história e eu não estou por dentro desse assunto", afirmou. Segundo ela, foi difícil preencher as 30 linhas. "Consegui fazer um texto, mas foi muito difícil completar, acho que não ficou bom".

Elisiane, que tenta conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), para voltar a estudar administração - curso que precisou interromper por falta de dinheiro para as mensalidades -, afirmou ainda que espera compensar o mau desempenho no texto com as demais provas. "Matemática acho que fui bem porque já trabalho com números e gosto. Português também foi tranquilo porque era mais interpretação. E ontem foi bom também", afirmou.

Ao contrário das duas jovens, o estudante Eraldo Pereira, 22 anos, gostou do tema proposto, apesar de considerar difícil. "Como eu tenho um primo que participou de uma missão do Exército no Haiti em 2011, eu já conheço mais esse problema dos imigrantes ilegais, então me saí bem. E a vantagem é que acho que os outros candidatos vão achar complicado, o que deve me favorecer", afirmou ele, que pretende cursar engenharia civil.

Sobre as demais provas, de linguagens e matemática, Eraldo disse que o nível era "tranquilo". "Gosto de matemática, então foi bem fácil. Português é um pouco mais difícil", avaliou. Os candidatos têm até as 18h30 deste domingo, no horário de Brasília, para concluir a segunda etapa do Enem.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

As provas deste ano começaram a ser aplicadas ontem em todo o País. No primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Hoje serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas ao final do dia.

O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade