PUBLICIDADE

Enem: gabarito oficial sai na quarta; veja correção do Terra

5 nov 2012 - 09h23
Compartilhar

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quarta, dia 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pela realização do teste. Há, no mínimo, duas questões em xeque, levantadas após a realização da prova de sábado.

Gleyce Farias, 17 anos, vai tentar entrar na faculdade de Medicina
Gleyce Farias, 17 anos, vai tentar entrar na faculdade de Medicina
Foto: Joyce Carvalho / Terra

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

Na questão 49 da prova amarela, que tratava de ondulatória, os professores do Sistema COC de Ensino e dos cursinhos Objetivo e da Poli apontaram que os três dados apresentados - de comprimento de onda, velocidade e frequência - eram incompatíveis. "O aluno poderia até chegar à resposta correta, a letra D, por dedução, mas se fizesse os cálculos não encontrava a alternativa certa", disse a professora do COC Shirlei Nabarrete.

Já sobre a questão de número 51 do caderno amarelo, os professores concordaram que houve equívocos na formulação. A pergunta tratava de um consumidor que comprou legumes em uma feira e, após chegar em casa, decidiu conferir a massa dos alimentos, pois ficou desconfiado com os dados da balança do vendedor.

"O prenúncio do enunciado trazia alguns dados que não levavam à nenhuma resposta. Se o candidato pegasse os dados apresentados no final da pergunta, também não chegaria a nenhuma resposta. No entanto, com alguns dados do começo e alguns do final, forçando a barra, daria uma alternativa", disse o professor do Objetivo Ricardo Helou Doca, ao destacar que a resposta correta seria a letra "D".

No domingo, os professores consultados pelo Terra não encontraram grandes problemas na prova. Para eles, o exame evoluiu em relação às edições anteriores, principalmente em matemática, prova que não contou com as tradicionais "pegadinhas". No entanto, nas questões de linguagens a avaliação é de que os textos continuam longos, exigindo um tempo maior para a resolução.

De acordo com o ministro da Educação Aloizio Mercadante, a anulação de duas questões da prova será avaliada. "Estamos seguros da capacidade das pessoas que elaboraram as provas. Mas uma comissão vai avaliar essas questões", confirmou.

Com a divulgação do gabarito oficial, os candidatos poderão conferir o número de questões que acertaram. Contudo, a pontuação final ainda não estará disponível. Para esse cálculo, o Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, o candidato resolveu no sábado, dia 3 de novembro, questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, dia 4, foi a vez dos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação. O gabarito oficial tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Correção comentada

Confira abaixo a correção completa e comentada das provas do Enem 2012, realizada pelo Terra em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade