PUBLICIDADE

DF: maior local de provas tem 2º dia tranquilo, mas com atrasados

DF: 2º dia de provas é tranquilo, mas ainda houve quem chegasse atrasado

23 out 2011 - 14h33
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi mais tranquilo no Distrito Federal. O movimento na escola que recebeu o maior número de alunos em Brasília foi calmo no início da tarde deste domingo. Três estudantes chegaram atrasados no local de prova, no fim da Asa Norte, no Plano Piloto, em Brasília. Uma delas, muito nervosa, afirmou que perdeu o ônibus e ainda tentou entrar na escola, mesmo com os portões fechados.

No DF, eram esperados cerca de 75 mil candidatos, mas a capital do País foi o local com recorde de abstenções neste sábado, com 31.24%
No DF, eram esperados cerca de 75 mil candidatos, mas a capital do País foi o local com recorde de abstenções neste sábado, com 31.24%
Foto: Luciana Cobucci / Terra

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Ana Maria Serafim, de 32 anos, veio do Paranoá, cidade distante cerca de 35 km da escola onde foi alocada para fazer a prova. "Esperei 2 horas por um ônibus", disse Ana, que chegou 30 minutos atrasada e ainda tentou convencer os fiscais de prova a deixá-la entrar na escola. Ela quer usar a nota do Enem para cursar Direito. "Eu vim ontem, mas consegui uma carona, por isso cheguei cedo", disse Ana, que afirmou ter feito o Enem "algumas vezes". Os candidatos farão, hoje, provas de Português, Matemática e Língua Estrangeira, além da redação.

Pai de um candidato, Paulo Furtado precisou levar à sala do filho, Daniel Furtado, o lanche que o rapaz de 18 anos havia esquecido no carro. O jovem já cursa Geografia, mas quer usar a nota do Enem para fazer um segundo curso. "Meu filho veio ontem, achou a prova fácil", disse Paulo Furtado.

No DF, eram esperados cerca de 75 mil candidatos, mas a capital do País foi o local com recorde de abstenções neste sábado, com 31.24%. A média de abstenção neste ano em todo o Brasil foi de 25,29%. No ano passado, o índice registrado no primeiro dia de exame foi de 27%.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

TNT
Compartilhar
Publicidade