PUBLICIDADE

Curso mais concorrido da Unesp, medicina é o "sonho" dos candidatos

18 nov 2012 - 15h33
(atualizado às 16h22)
Compartilhar
Renan Truffi
Direto de São Paulo

Com uma concorrência de 185 candidatos por vaga, a maior da história da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (Unesp), fica difícil encontrar um candidato que não tenha escolhido medicina como opção principal no campus da Unip (Universidade Paulista) em Pinheiros, zona oeste da capital paulista, um dos endereços onde é aplicado neste domingo a primeira fase do vestibular 2013 da Unesp.

Stephanie Amado concorre a uma vaga em medicina, o curso mais procurado na Unesp, com 185 candidatos por vaga
Stephanie Amado concorre a uma vaga em medicina, o curso mais procurado na Unesp, com 185 candidatos por vaga
Foto: Marcelo Pereira / Terra

» Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

A estudante Stephanie Amado é uma das candidatas a uma vaga no curso. Ela está prestando vestibular para medicina pelo segundo ano consecutivo, já que se formou no ano passado. Apesar disso, já mantém uma intenção rotina para conseguir entrar em uma universidade pública.

"Tenho vestibular todo final de semana. Estou indo bem agora. Estou bem mais tranquila. Ganhei confiança (no cursinho)", explica a jovem que agora administra o tempo que gasta com cada uma das questões. Apesar da rotina cansativa, ela conta com o apoio dos parentes. "(Medicina) é o sonho de qualquer família. (Eles estão) muito na expectativa", conta.

A estudante Thais Simonatto, de 19 anos, também já tem apoio dentro de casa. A mãe da jovem é médica e, por isso, ela não pensa em prestar outro curso. "(Vou prestar) até quando passar. Não tem outra opção". Ainda que tenha se inscrito no vestibular da Unesp, se pudesse escolher, Thais gostaria de estudar na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O exame da primeira fase da Unesp é composto por 90 questões objetivas dividas igualmente entre as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Neste ano, mais de 94 mil pessoas se inscreveram para fazer a prova em 31 cidades paulistas e mais quatro de outros Estados. Os portões foram fechados às 14h e o exame tem duração de quatro horas e meia. Os candidatos disputam 7.400 vagas em 165 cursos.

A lista dos classificados para a segunda etapa será divulgada no dia 4 de dezembro. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, corrige o teste ainda hoje, após o término do exame.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade