PUBLICIDADE

Começam as provas do Enem em 1.599 municípios brasileiros

22 out 2011 - 13h06
(atualizado às 13h08)
Compartilhar

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 tiveram início às 13h deste sábado em 1.599 municípios brasileiros. A expectativa quanto à maior edição do exame desde a sua criação, em 1998, é grande após os erros e fraudes nas edições de 2009 e 2010. Mais de cinco milhões de candidatos se inscreveram para as provas, que começaram hoje com as questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São 90 perguntas, que devem ser respondidas em quatro horas e meia.

Jovens chegaram cedo para fazer a prova do Enem na UFSC, em Florianópolis
Jovens chegaram cedo para fazer a prova do Enem na UFSC, em Florianópolis
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Acompanhe no Terra a correção online das provas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

No ano passado, erros de impressão em cadernos de prova e folhas de resposta tumultuaram o exame, que teve de ser reaplicado para um grupo de estudantes prejudicado. Em 2009, o furto de um exemplar da prova, nas dependências da gráfica contratada para imprimir o material, provocou o adiamento do certame.

Para evitar novos problemas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) contratou uma empresa responsável por gestão de riscos e também uma consultoria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), responsável por realizar um assessoramento na logística do exame.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem. No domingo, os candidatos devem responder a questões de Matemática e Língua Portuguesa, além de uma redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade