PUBLICIDADE

Com caráter interdisciplinar, Uerj aplica vestibular no domingo

Com 45.442 candidatos, Uerj aplixa exame discursivo no domingo

30 nov 2012 - 10h44
(atualizado às 14h15)
Compartilhar

No ano passado, Mariana de Souza Ribeiro fez o vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), enquanto cursava o terceiro ano do ensino médio. Mas em função de problemas de saúde durante o último dia da prova, a jovem teve que adiar por um ano o sonho de ingressar no curso de Desenho Industrial da instituição. Mesmo prestando vestibular em outras três universidades e sendo aprovada em todas, Mariana vai tentar novamente ingressar na Uerj, cujo exame discursivo ocorre no domingo, 2 de dezembro, das 9h às 14h. Poderão participar os alunos que foram aprovados em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular e que tenham concluído ou ainda estejam cursando o último ano do ensino médio.

"Fiz a prova ano passado sem grandes expectativas, mas achei o vestibular super tranquilo, muito menos cansativo do que o Enem", compara a estudante de 19 anos. Uma entre os 45.442 inscritos para 5.381 vagas, Mariana destaca o foco da prova em questões mais aprofundadas, que exigem maior conhecimento dos conteúdos. "É uma prova muito mais focada no conteúdo do que o Enem, por exemplo. Estou bem menos nervosa do que no ano passado justamente por já ter feito a prova e me considerar melhor preparada. Foi importante estudar as edições anteriores, pois a estrutura do exame não costuma mudar de um ano para outro", afirma. Em relação ao ano passado, o vestibular apresenta como novidade a criação do curso de Relações Internacionais, com 40 vagas.

Professor de língua portuguesa do Curso Progressão Autêntico, Jorge Alcantara também não considera a prova da Uerj cansativa e frisa o seu caráter interdisciplinar. "A instituição escolhe um tema e trabalha com ele em todas as disciplinas do exame. A interdisciplinaridade é padrão da prova da UERJ desde 1999: em 2002, por exemplo, englobou conteúdos de física e história nas mesmas questões, a partir de um determinado assunto", exemplifica. Segundo o professor, o vestibular da instituição não pode ser considerado difícil, apesar de exigir uma grande capacidade de interpretação dos estudantes. "As questões trabalham em cima da interpretação do tema, com expectativa que o aluno tenha domínio da reflexão textual, além de interpretar referências culturais e a unidade de língua portuguesa", analisa.

Além de resolver questões de edições anteriores, Alcantara recomenda que os candidatos ao vestibular preparem-se para expor seu ponto de vista com argumentos articulados na redação. "Não é um vestibular cansativo, o aluno bem preparado consegue obter uma boa nota. Sobre a redação, é importante o estudante ter em mente que está escrevendo para os outros, e não para ele, e que os corretores enfatizam o padrão culto da língua e um bom conhecimento do tema", analisa.

Em função do enfoque da prova em questões mais específicas, Mariana aconselha outros candidatos a uma leitura bastante atenta. "É importante entender exatamente o que a questão pede, pois uma interpretação errada de um termo pode comprometer o resultado final. É uma prova longa, mas ainda menor do que o Enem, isso garante uma tranquilidade para os vestibulandos na hora de resolver as questões", ressalta.

A divulgação das notas do exame discursivo ocorrerá em 21 de dezembro, e a divulgação dos aprovados será feito no dia 18 de janeiro de 2013. Entre os cursos mais concorridos, destacam-se os de medicina, jornalismo e o recém-criado relações internacionais, com 78,33, 30,06 e 28,73 candidatos por vaga, respectivamente.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade