PUBLICIDADE

Candidatos participam da primeira fase do vestibular da UFPR

13 nov 2011 - 16h36
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

Cerca de 50 mil candidatos iniciaram, neste domingo o processo seletivo para a Universidade Federal do Paraná. Os estudantes buscam, hoje, classificação para a segunda fase do vestibular, marcada para os dias 11 e 12 de dezembro, quando farão provas específicas para os cursos desejados.

Candidatos aproveitaram espera para revisar conteúdo
Candidatos aproveitaram espera para revisar conteúdo
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

Neste ano, a UFPR oferece 5.616 vagas em 96 opções de cursos, sendo que 529 serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das vagas destinadas ao Sisu, a UFPR também considerará a nota do Enem como 10% da nota final do vestibulando.

Os 10 cursos da UFPR mais concorridos são, em primeiro lugar Medicina, com 45,4 candidatos por vaga; Publicidade e Propaganda - 26,3; Arquitetura e Urbanismo - 25,1; Biomedicina - 21,8; Direito diurno - 21,7; Jornalismo - 19,7; Direito noturno - 17,3; Psicologia - 16,9; Design Gráfico, 16,8 e Medicina Veterinária, com 15,3 candidatos por vaga oferecida.

O vestibular ocupará 29 espaços em Curitiba, além de dois locais em Palotina. No Campus Agrárias da UFPR, onde estão fazendo prova os candidatos a uma vaga no curso de odontologia, os estudantes foram recebidos pelo reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho. "Façam uma prova tranquila, sem pressa. Esperamos vocês para a segunda fase e, depois, para o banho de lama aqui ao lado", disse o reitor.

O medo de atrasar e a preocupação com o trânsito (o tempo chuvoso e a Parada da Diversidade trancaram algumas ruas da capital paranaense) fez alguns candidatos chegarem bem cedo ao local de prova. Rafael Borges Argenta, 18, chegou ao campus às 11h, duas horas e meia antes do fechamento dos portões. "É o dia mais importante para quem passou o ano estudando. Não vale a pena arriscar. Melhor chegar duas horas antes que um minuto depois", disse.

O estudante, que disse ter ido bem no Enem, comentou estar esperando uma prova bem mais difícil no vestibular deste domingo. "É tudo num dia só e a prova da Federal costuma ser mais complicada. Espero muita dificuldade em química, física e matemática", disse.

Rubens Furlan Neto, 17, também chegou cedo. Ele é de Francisco Beltrão, no interior do Estado, e voltará ainda neste domingo para sua cidade. "Estou nervoso, pensei até em dar uma cochilada aqui na fila, estou vendo o povo estudando, mas estou tão nervoso que não consigo pegar no livro", confessou.

Sua amiga Heloisa Werlang, 17, tentava dar uma última revisada nos conteúdos. "Meu jeito de ficar calma é olhar a matéria, ver que estou preparada". A estudante não fez o Enem por não estar no Brasil nos dias das provas, mas acha que conseguirá tirar a diferença. "Estudei bastante, vou tirar esses 10% que meus concorrentes têm de vantagem hoje. Vou fazer de tudo para o Enem não me fazer falta", disse.

Enquanto muitas universidades já adotaram o Sisu como única forma de seleção, Akel informou que a UFPR manterá essa fórmula com vestibular próprio nos próximos anos. "É uma decisão do Conselho Universitário. A UFPR tem uma função social no Paraná e em Curitiba e, com o vestibular próprio, consegue privilegiar os estudantes daqui", disse o reitor.

Mesmo assim, vários estudantes de outros Estados estão prestando o vestibular da UFPR. Brenda Bonsini, 17, veio de Piçarras (SC) e já avisou que, se passar para a segunda fase, vai abandonar o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para fazer o da UFPR, já que as provas são no mesmo dia. Aline Vaz Borges, 16, e Larissa Restelatto, 16 vieram de Xanxerê (SC) e também estão priorizando a UFPR. "Gosto deste método do vestibular. Mesmo porque não gostei da prova do Enem. O Enem não é uma prova de conhecimentos, é uma prova de resistência", reclamou Aline.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade