Candidatos disputam vaga no vestibular da Federal do Pará

9 dez 2012
09h10

Os 77 mil estudantes inscritos no Processo Seletivo 2013 (PS 2013) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam neste domingo, 9 de dezembro, a segunda fase do concurso, elaborada pela própria instituição, a qual está agendada para começar às 14h e terminar às 18h (horário local), em Belém e em outros 16 municípios do Estado. A primeira fase do PS 2013 da UFPA equivale ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no início de novembro.

Este ano, a Universidade Federal do Pará oferta 8.569 vagas em 179 cursos de graduação, em diversas áreas do conhecimento. Entre os candidatos que não concorrem pelo sistema de cotas, a maior procura é pelo curso de Medicina, com 3.678 estudantes inscritos para as 75 vagas ofertadas por este sistema. Já entre os cotistas, Educação Física é o mais procurado, com 1.532 inscritos disputando 23 vagas.

O Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), órgão responsável pela organização da prova, orienta os candidatos a terem cuidado com a impressão do cartão de inscrição. O principal documento que garante o acesso aos locais de prova traz nome, número de identidade e endereço do local onde cada estudante inscrito no vestibular da Universidade fará sua prova e ainda informa a condição em que ele disputa vagas (cotista ou nãocotista), o curso no qual ele está inscrito e a opção de língua estrangeira por meio da qual ele será avaliado.

A prova possui 55 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimento de 11 disciplinas do Ensino Médio, sendo cinco de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato dentre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão).

O exame será aplicado em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Icoaraci, Marabá, Mocajuba, Parauapebas, Santa Isabel do Pará, Soure, Tomé-Açu e Tucuruí.

São considerados critérios de eliminação do PS 2013: Obter nota menor que 400 na prova redação do Enem, errar mais de 30% do total de questões da segunda fase e obter nota bruta igual a zero em mais de duas disciplinas, na prova do dia 9 de dezembro. A previsão de divulgação do listão de aprovados da UFPA é em janeiro de 2013.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade