PUBLICIDADE

Candidata se confunde com horário e chora ao perder a prova

27 nov 2011 - 14h42
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Filipe Gonçalves
Direto de São Paulo

Os vestibulares prezam sempre pelo cumprimento do horário combinado, se o candidato chegar um minuto depois, não tem jeito, será barrado e jogará fora a preparação de um ano de estudo. Foi o que aconteceu com a estudante Patrícia Midori Ezawa, 18 anos, que chegou para o vestibular da Fuvest, em São Paulo, após o fechamento dos portões, às 13h.

» De Bin Laden a usinas nucleares; confira temas dos vestibulares

A jovem não conseguiu conter a tristeza por perder a prova, e chorou. "Achei que o portão abria às 13h. Estou ferrada, me preparei o ano inteiro. É a única faculdade pública que eu iria prestar", disse ela, que quer estudar Jornalismo.

Para evitar que estudantes enfrentassem o mesmo problema que Patrícia, Rose Meire Elizabeth ficou em frente aos portões da Cidade Universitária da USP para apressar os atrasados para que não perdessem a prova. "Corre, corre, vai fechar", disse ela para um candidato que caminhava faltando poucos minutos para o fechamento dos portões.

Rose foi até à USP acompanhar a filha, que faz a prova do vestibular nesta tarde. Segundo ela, a explicação para tanta preocupação com os candidatos está no fato de ser mãe e sofrer junto com os filhos em momentos como esse. "É instinto materno, a família toda se dedica, é um investimento emocional e financeiro", disse.

Primeira fase

Neste domingo, os estudantes terão cinco horas para responder a 90 questões objetivas de português, história, geografia, matemática, química, física, biologia e inglês. O candidato somente poderá retirar-se da sala a partir das 16h.

A divulgação dos candidatos aprovados para a segunda etapa será feita no dia 19 de dezembro. As três provas analítico-expositivas vão acontecer de 8 a 10 de janeiro de 2012.

Inscritos

Do total de 146.885 candidatos inscritos para o vestibular Fuvest 2012, 33,4% estudaram todo o ensino médio em escolas públicas. Menos de 5% estudaram tanto na rede pública como na privada, e 61,1% cursaram todo o ensino médico em escolas privadas.

Correção online

O Terra, juntamente com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online de todas as questões da primeira fase, logo após o término das provas, no domingo.

Atrasada, Patrícia chorou ao perder a prova do vestibular da Fuvest
Atrasada, Patrícia chorou ao perder a prova do vestibular da Fuvest
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade