PUBLICIDADE

'Antenados' com redes sociais, jovens elogiam tema da redação

'Antenados' com redes sociais, jovens elogiam tema da redação

23 out 2011 - 15h46
(atualizado às 19h13)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Fabrício Scandiuzzi
Celso Calheiros
José Guilherme Camargo
Simone Specian
Direto de Brasília, Florianópolis, Recife, Belo Horizonte e São Paulo

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agradou aos estudantes de diversos Estados, que tiveram que escrever sobre o uso da internet e das redes sociais. Para Caio Lima, que pretende usar a nota do ENEM para tentar uma vaga no curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a maioria dos jovens está "antenada" com as questões que envolvem a internet.

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

"Não foi um tema que assustou. Todo mundo tem página em redes sociais e interage. A redação foi tranquila e não teve nada de bicho de sete cabeças", disse o estudante, que prestou a prova deste domingo em Florianópolis (SC) e enfrentou um calor de 32 graus antes do exame.

A estudante Camilla Duarte, 18 anos, uma das primeiras a terminar a prova numa escola da Asa Norte, em Brasília (DF), concordou que a redação teve um tema atual e próximo da realidade dos candidatos. "Eram duas opções de redação, mas com um tema em comum: o uso das redes sociais. Acho que fui melhor na prova de ontem do que na de hoje", disse Camilla, aspirante a uma vaga no curso de Odontologia. "Espero ter ido bem", afirmou.

Jéssica Monich, 19 anos, que fez a prova em São Paulo, reiterou o elogio à escolha do tema, mas não poupou críticas ao modelo de prova nos dois dias de exames. Em sua terceira vez no Enem, com foco no curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ela espera uma mudança para 2012, caso não consiga passar no vestibular este ano. "Em comparação ao ano passado até que melhorou um pouco, mas o Enem ainda é muito básico, não avalia muito bem. Tem que ter mais conteúdo e menos leituras exaustivas", acredita.

Em Belo Horizonte (MG), a estudante Iara Nassif, 19 anos, foi uma das primeiras a terminar a prova do Enem no campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Segundo ela, o tema da redação beneficiou os candidatos mais jovens. "A gente é mais jovem e entende mais, foi tranquilo para mim. Deu para desenvolver bastante. É um assunto muito comum entre os jovens. Todo mundo usa a internet, acho que dá pra tirar uma nota boa", disse.

Daniel Pereira, 18 anos, candidato ao curso de engenharia mecatrônica, também elogiou o tema da redação. "Sempre me dei bem com internet, achei um tema atual", disse o estudante que também fez o exame em Brasília. Apesar de ter gostado do assunto, o estudante considerou a prova cansativa. "Eram 28 páginas", reclamou.

O estudante, que ontem chegou atrasado e perdeu a primeira prova, não desanimou e compareceu ao segundo dia. Daniel afirmou que não foi informado sobre o procedimento para quem perdeu uma das provas. "Vou ligar e perguntar como devo fazer agora", disse. Ele culpou a demora de ônibus pelo atraso de ontem e, por isso, saiu meia hora mais cedo de casa hoje.

Neste domingo, a prova terá duração de 5h30, uma hora a mais do que sábado. No Distrito Federal, eram esperados cerca de 75 mil candidatos, mas a capital do País foi o local com recorde de abstenções no sábado, com 31.24%. A média de abstenção neste ano em todo o Brasil foi de 25,29%. No ano passado, o índice registrado no primeiro dia de exame foi de 27%.

Candidatos de Pernambuco elogiam provas

A estudante Carina Santos, 18 anos, foi a primeira a deixar os prédios da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife, local onde 3 mil candidatos estavam inscritos - a maior concentração de estudantes do Estado. Ela gostou tanto da redação, quanto da prova de matemática. "Havia muitas questões de função e potência. Eu gostei da prova", disse.

Clécio Barros, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio fez o Enem como forma de se preparar para a próxima edição, quando sua nota no exame será válida. Ele gostou de redação, mas criticou o tamanho da prova de matemática. "Responder a tudo foi muito cansativo", disse.

Pela terceira vez a participar do Enem, Camila Montenegro elogiou a evolução na forma como a prova é elaborada. "Foi tudo muito bom, gostei do espaço disponível para se fazer os cálculos", contou. Ela disse que a prova de Linguagens teve muitas questões interpretativas e textos de apresentação das questões. A prova de Matemática, disse Camila, abordou conteúdos de funções, geometria e porcentagem.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

O estudante de Brasília (DF)Daniel Pereira, 18 anos, elogiou o tema da redação
O estudante de Brasília (DF)Daniel Pereira, 18 anos, elogiou o tema da redação
Foto: Luciana Cobucci / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade