PUBLICIDADE

Vestibular: Unicamp abre inscrições e aumenta isenções

Instituição pretende ampliar até 2017 as matrículas de candidatos vindos de escolas da rede pública e estudantes pretos, pardos ou indígenas

3 ago 2015 - 11h29
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira (3) as inscrições ao seu vestibular visando ampliar em 50% até 2017 as matrículas de candidatos vindos de escolas da rede pública e em 35% as de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Siga Terra Educação no Twitter

Inscrições para o vestibular 2016 da Unicamp começam nesta segunda-feira e prosseguem até o dia 3 de setembro
Inscrições para o vestibular 2016 da Unicamp começam nesta segunda-feira e prosseguem até o dia 3 de setembro
Foto: unicamp.br / Reprodução

Para alcançar a meta, o Conselho Universitário aprovou para este ano o aumento de beneficiados com a isenção do pagamento de inscrições, contemplando 5.995 candidatos, 31% a mais ante os 4.566 em 2015.

No total, foram recebidos 7.298 pedidos. Foram aceitos os isentos do pagamento de R$ 150 aqueles que preencheram os seguintes requisitos: família de baixa renda que cursou o Ensino Médio em escolas públicas (5.088), funcionário da Unicamp/Funcamp (26) e candidatos aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciencias Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Pedagogia e Matemática) (881).

Pontuação já na 1ª fase 

Outra novidade para o vestibular de 2016 é a pontuação de candidatos no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) já na primeira fase e, na segunda fase, daqueles que estudaram integralmente no ensino público e que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. A Comvest vai acrescentar 60 pontos às notas da primeira fase dos estudantes oriundos de escolas da rede pública e outros 20 pontos, portanto 60 mais 20, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Para os aprovados a disputar a segunda fase do vestibular, a Unicamp vai somar as notas finais mais 90 pontos nas provas dissertativas e outros 30 pontos, 90 mais 30, àqueles que se considerarem pretos, pardos ou indígenas. Antes, a pontuação para os estudantes de escolas públicas consistia de 60 pontos na segunda fase e 20 (60 mais 20) pontos no caso dos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

De acordo com a Comvest, com a nova correção de pontos, a previsão é promover a inclusão social estimulando o ingresso de estudantes da rede pública na Unicamp e estimular a diversidade étnica e cultural pelo programa PAAIS em vigor desde 2005.

Provas

As inscrições começam nesta segunda-feira (3) e prosseguem até 3 de setembro. É importante ressaltar que serão aceitas somente pelo formulário oferecido pelo site da Comvest. Os isentos de pagamento de taxa de inscrição devem se inscrever utilizando o código de isento. A Unicamp oferece 3.320 vagas em 70 cursos de graduação.

O exame da primeira fase ocorre em 22 de novembro com 90 questões de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia, Inglês e interdisciplinares. A segunda fase acontece em 17, 18 e 19 de janeiro de 2016. No dia 17, serão pedidos dois textos de redação e provas dissertativas de Língua Portuguesa e Literatura. As provas de História, incluindo Sociologia, ocorrem no dia 18 e, no último dia, serão aplicadas as provas de Química, Física e Biologia.

As provas de habilidades específicas para os cursos de música serão aplicadas de 24 a 28 de setembro. Nas carreiras de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, os exames acontecem de 25 a 28 de janeiro de 2016.

"Meu sonho sempre foi fazer faculdade", diz ex-MasterChef:
"Não acreditava em mim", diz ex-MasterChef Estefano Zaquini:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade