PUBLICIDADE

Especialista dá dicas de como escolher a carreira ideal

Fazer o que gosta e pensar diferente: Célio Antunes aconselha estudantes na hora de escolher o curso no vestibular

4 set 2015 - 17h03
(atualizado às 17h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo a UnB, média de desligamento de seus cursos foi de 25% nos últimos anos
Segundo a UnB, média de desligamento de seus cursos foi de 25% nos últimos anos
Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Fotos Públicas

Você já sabe que curso irá prestar no final do ano? Não é nada fácil fazer uma das escolhas mais importantes da vida enquanto estuda para passar de ano no colégio e ainda lida com o nervosismo pré-vestibular.

Siga Terra Educação no Twitter 

Siga Terra Notícias no Twitter

A pressão pode ajudar o estudante a fazer uma escolha precipitada. “Os jovens sentem-se pressionados por familiares e amigos, que muitas vezes tentam impor seus próprios sonhos na carreira alheia”, explica Célio Antunes, fundador e presidente do Grupo Educacional Impacta.

Como reflexo, é grande o número de evasões de alunos nos cursos de graduação no Brasil. Segundo a Universidade de Brasília (UnB), a média de desligamento de seus cursos foi de 25% nos últimos anos. Já na Universidade de São Paulo (USP), a taxa de desistência no campus Leste foi de 37% no último levantamento. Nas universidades públicas, a média foi de 11% de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Para que o candidato acerte na hora de escolher a profissão, Célio Antunes preparou algumas dicas. Confira:

Pense em seus objetivos: o estudante tem que se informar e buscar tudo o que estiver ao seu alcance para ter certeza da escolha que o deixa realizado e com chances de crescer.

Escolha o que você quer: é o sonho de muitos pais que os filhos trilhem seus caminhos e façam o mesmo curso. Porém, o estudante precisa ter suas próprias opiniões e escolher a área que mais lhe agrada – mesmo que vá contra os desejos familiares.

Pense diferente: na ânsia de querer entrar logo na universidade e construir a carreira, muitos acabam optando por áreas já tradicionais e consolidadas no mercado brasileiro sem pesquisar se, de fato, aquela carreira será vantajosa no futuro. Pensar diferente ajuda a encontrar profissões ainda não tão conhecidas, mas que podem crescer nos próximos anos.

Brilho nos olhos: um profissional motivado rende muito mais e consegue atingir objetivos. Pesquisa da consultoria de gestão de carreira Right Management comprova: um colaborador realizado rende 50% a mais do que um que está desanimado. Resumindo: estar feliz com a própria escolha ajuda a subir a escada do sucesso. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade