PUBLICIDADE

Veja dez dicas para se dar bem de vez em física

Refazer exercícios, assistir a video-aulas e entender o conteúdo, ao invés de decorá-lo são algumas sugestões

12 dez 2014 - 09h29
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Não odiar física é um grande passo para evitar grandes dificuldades na disciplina</p>
Não odiar física é um grande passo para evitar grandes dificuldades na disciplina
Foto: lovleah / iStock

Você vai bem em física? Sabe as fórmulas de cabeça, chega na hora da prova… e não lembra? A física é um mistério para muita gente e para falar disso, o Terra ouviu a professora Neusa Massoni, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, um dos cinco melhores cursos do país, para saber o que você pode fazer para se dar bem em física.

Não decore, entenda

Adianta mesmo saber aquelas equações horárias se você não sabe como aplicar? Muitas vezes, saber a fórmula não é tudo. “Saber a fórmula é uma memorização, uma aprendizagem mecânica que não faz sentido”, lembra a professora Neusa. Por isso, se esforce para compreender o que quer dizer aquela fórmula. Vai ficar mais fácil memorizar.

Leia os livros de física

Apesar de a maior parte dos livros didáticos de física ser de exercícios, você precisa ler a parte teórica. “É mais importante entender os conceitos para entender onde se aplicam do que memorizar para a prova”, explica. A física está longe de ser só as fórmulas e a matemática, por isso, é essencial que você entenda o que está estudando.  

A internet pode ajudar

“Existem várias simulações de fenômenos físicos disponíveis na internet, de forma gratuita”, lembra a professora. A Universidade de Colorado Boulder, nos Estados Unidos, tem um site com simulações de várias disciplinas, gratuitas para quem quiser acessar. O site é em inglês, mas as simulações são fáceis de entender visualmente. As simulações ajudam você a entender a física aplicada no cotidiano.

Não odeie a física

A física não morde! Pode parecer difícil, mas existe solução. “A física é um produto humano, e por isso mesmo, é inteligível. Não devemos ter medo dela, pois é um estereótipo completamente errado achar que física é difícil”, aconselha a professora Neusa. Da mesma forma que a matemática, a física sofre com o preconceito dos alunos.

Pergunte!

Se você tem dúvidas, pergunte. Não leve a dúvida para casa. “Ao assistir uma boa aula de física, é possível que não se entenda tudo, mas não guarde as dúvidas! Tem que perguntar!”, comenta a professora Neusa. Sempre busque entender os exercícios dados em aula e pergunte tudo o que confundir. O trabalho do professor é auxiliá-lo a entender o conteúdo.

Vídeo-aulas ajudam

Hoje, você pode procurar vídeo-aulas no You Tube sobre os conteúdos da escola. São inúmeras opções de conteúdos que você pode assistir quantas vezes quiser, no ritmo em que achar melhor. A professora Neusa indica as vídeo-aulas com experimentos. “Elas mostram os fenômenos e ajudam a enxergar os princípios físicos, como o Mago da Física, disponível no You Tube”.

Refaça os exercícios

Quando você refaz as questões em casa, consegue perceber detalhes que podem ter passado batido na aula. Podem surgir novas dúvidas para você perguntar para o professor na próxima aula e fazer você entender melhor. “É interessante refazer porque os exercícios foram escolhidos pelos professores, já são indicados para o aluno”, comenta a professora Neusa.

Esteja disposto a aprender

Mesmo que o professor se esforce, se você não se dispõe a aprender, fica complicado. O ideal é não se fechar para o conhecimento, não rejeitar de início e tentar aprender. “Se você quer entender física, vai conseguir”, garante a professora.

Grupos de estudo são uma boa pedida

Juntar um grupo de colegas para se ajudar pode ser uma boa ideia! A diferença de linguagens de professor e aluno justificam muitas falhas de comunicação e  “as vezes os alunos não entendem bem o que o professor quer dizer, mas quando o colega fala com as suas palavras, entende”, explica a professora.

Não deixe para a última hora!

Começar a estudar no dia anterior à prova é um dos maiores erros que você pode cometer. A professora Neusa aconselha nem sequer tentar entender na última hora. “Vai ser mecânico, você vai memorizar algumas fórmulas e talvez não consiga resolver”, aconselha a professora. Você precisa entender os conceitos também, e isso pode não acontecer no dia anterior à prova. Estude com calma, desde o início do semestre.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade