PUBLICIDADE

Veja cinco livros de Agatha Christie que você deveria ler

Nesta terça-feira (15), a "Rainha do Crime" completaria 125 anos; Agatha Christie é uma das autoras mais lidas da literatura mundial

15 set 2015 - 10h33
Compartilhar
Exibir comentários

O dia 15 de setembro de 2015 marca o 125º aniversário do nascimento da "Rainha do Crime", a britânica Mary Clarissa Miller, conhecida mundialmente como Agatha Christie. De acordo com autores e o público do país em que nasceu, ela é a melhor escritora de romances policiais de todos os tempos.

Para muitos leigos e também especialistas, Agatha Christie é a melhor escritora de romances policiais de todos os tempos
Para muitos leigos e também especialistas, Agatha Christie é a melhor escritora de romances policiais de todos os tempos
Foto: Reprodução

Com 66 romances policiais, seis romances, 14 contos e várias execuções no teatro, a autora vendeu mais de 2 milhões de livros, que lhe permitiram entrar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a romancista mais vendida de todos os tempos.

Embora em seus primeiros anos como escritora várias editoras tenham se recusado a publicar seus livros, ela já começou a carreira no mundo das letras com sucesso em 1920 com "O Misterioso Caso de Styles", no qual apresentou seu personagem mais icônico, o detetive belga Hercule Poirot.

O detetive Hercule Poirot no filme "Assassinato no Expresso do Oriente"
O detetive Hercule Poirot no filme "Assassinato no Expresso do Oriente"
Foto: Anglo-EMI Film Distributors

Todos os outros sucessos vieram na sequência. Para comemorar o 125º aniversário do nascimento desse verdadeiro ícone da literatura mundial, o Terra listou cinco dos tantos livros da escritora que você já deveria ter lido:

"O Assassinato de Roger Ackroyd" (1926)

Seu primeiro grande sucesso veio com este livro, em que Hercule Poirot é chamado para resolver o assassinato do Sr. Ferrars e o suicídio da Sra. Ferrars, bem como a morte do suposto amante da senhora, Roger Ackroyd. Em 2013, o trabalho foi votado como o melhor texto de romance policial de todos os tempos pela Associação de Escritores de Cinema, e seu final é considerado um dos mais surpreendentes de toda a coleção de Agatha Christie.

"Morte no Nilo" (1937)

Hercule Poirot retorna para estrelar este romance que leva o leitor em um cruzeiro pelo rio Nilo. Nele, uma mulher jovem e rica é assassinada a sangue-frio e sem explicação. Durante a investigação, outros assassinatos acontecem e mais evidências não param de surgir.

"Assassinato no Expresso do Oriente" (1939)

Este é um dos romances mais importantes da obra de Agatha Christie, mais um estrelado pelo famoso detetive belga Hercule Poirot. Em suas viagens no lendário trem Expresso do Oriente, onde conheceu seu segundo marido, Agatha Christie se inspirou para escrever este romance em que Poirot precisa resolver o misterioso assassinato de um milionário americano, que foi esfaqueado dentro de um dos vagões. As pistas contraditórias e o grande número de suspeitos fazem desta uma caçada emocionante.

"O Caso dos Dez Negrinhos" ou "E Não Sobrou Nenhum" (1939)

Este é o trabalho considerado como best-seller da autora britânica até hoje, com 100 milhões de cópias vendidas, tornando-se um dos romances mais vendidos de todos os tempos. O livro conta a história de dez pessoas que se envolveram nas mortes de outras no passado, mas conseguiram escapar da Justiça. Todos são convidados a passar um fim de semana em uma ilha, só os dez, e lá começam a ser assassinados um por um.

"Convite para um Homicídio" (1950)

A investigação do assassinato deste livro é feita por Miss Marple, uma velhinha simpática com veia de detetive e protagonista de mais de dez livros de Agatha Christie. Durante uma manhã tranquila no pequeno vilarejo de Chipping Cleghorn, um anúncio no jornal local deixa os habitantes atônitos: todos são convidados a presenciar um homicídio. Todos imaginam ser apenas uma brincadeira e comparecem em peso ao lugar indicado, sem estar preparados para o que iria acontecer. Mais uma obra com um final inesperado e que dá ao leitor a possibilidade de várias situações e momentos bizarros.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade