PUBLICIDADE

vc repórter: Ubes convoca paralisação nacional de estudantes

13 ago 2013 - 10h16
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), instituição que representa estudantes de escolas do ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e pré-vestibular, convocou para esta terça-feira uma paralisação de alunos de instituições públicas de ensino em diversos Estados brasileiros.

O ato, realizado na semana do Dia dos Estudantes, tem entre as reivindicações a reformulação do currículo do ensino médio, o uso de 10% do PIB, 100% dos royalties do petróleo e 50% do fundo do pré-sal no financiamento da educação, melhorias na gestão e estrutura das escolas, educação em tempo integral, passe livre e valorização do professor. A paralisação acontece paralelamente à votação do projeto de lei dos royalties na Câmara dos Deputados.

Foram confirmadas pela Ubes a participação de estudantes do Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Alagoas e São Paulo.

Na capital federal, as manifestações terão como objetivo pressionar os deputados para que votem o projeto que destina 75% dos royalties e 50% do fundo social do pré-sal para a educação pública. Os estudantes prometem bloquear as principais vias de acesso de cidades em busca de atenção às reivindicações. 

Um tuitaço para mobilizar internautas a apoiarem a campanha em defesa da educação também está previsto para hoje nas redes sociais. As hashtags #royaltiespraeducação, #presalpraeducação e #ParalisaçãoDosEstudantes foram escolhidas para o protesto virtual.

O internauta Cloves Ferreira, de Cotia (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade