PUBLICIDADE

vc repórter: projeto de uniformes que custou R$ 1,3 mi pode acabar na BA

3 ago 2013 - 12h27
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Implantado em março de 2012 em 25 escolas de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, o projeto Uniforme Inteligente pode ser extinto na cidade. Com o objetivo de monitorar a frequência nas escolas municipais, aproximadamente 17 mil alunos receberam uniformes com chips. A iniciativa teve investimento total de R$ 1.370,338,42.

Além do controle da frequência, a ação tinha o intuito de contribuir para a segurança dos estudantes: o chip instalado nos uniformes permite que uma mensagem de texto seja enviada ao celular dos pais dos alunos no momento em que eles entram e saem da escola.

Pouco mais de um ano e quatro meses após a implantação, a prefeitura diz estar avaliando os resultados obtidos para que sejam dados os “devidos encaminhamentos”. Segundo o órgão, o intervalo entre o registro da frequência dos alunos no sistema e o tempo que algumas operadoras demoram em entregar a mensagem no celular dos pais é um dos aspectos que estão sendo revistos. A qualidade do material das fardas com o chip também está em avaliação.

“Como o projeto piloto de implantação do Uniforme Inteligente foi pioneiro no País, a experiência prática com o sistema utilizado mostrou que alguns aspectos precisam ser adaptados para um funcionamento completamente satisfatório”, afirmou Ricardo Marques, secretário municipal de Educação.

Segundo a prefeitura, houve redução nos índices de evasão escolar no período em que o material foi utilizado: a evasão era de 11% em 2011 e chegou a 9% em 2012.

Os uniformes com chips foram entregues aos 17 mil estudantes com idade entre 4 e 14 anos, do pré-escolar, ciclos I, II, III e IV. A expectativa era de que até este ano todos os cerca de 43 mil alunos da rede municipal recebessem o mesmo uniforme. 

O internauta Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade