PUBLICIDADE

vc repórter: professores entram em greve no sudoeste da BA

24 abr 2014 - 12h59
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Em assembleia, professores da rede municipal decidiram entrar em greve em Vitória da Conquista
Em assembleia, professores da rede municipal decidiram entrar em greve em Vitória da Conquista
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

Após assembleia realizada na manhã da última quarta-feira, os professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, entraram em greve. A reunião ocorreu no auditório do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB). 

De acordo com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), o movimento foi motivado pelas inconsistências encontradas no confronto das contas da Educação, referente ao pagamento de pessoal, e à morosidade nos avanços das negociações relativas à reformulação do Plano de Carreira da categoria.

Segundo o Simmp, nas contas feitas pelo sindicato, a diferença financeira das despesas da educação chega a quase R$ 2 milhões por mês. “Por esse motivo, a diretoria solicitou da administração o envio da folha de pagamento com o salário bruto dos trabalhadores que recebem pela referida pasta para análise mais aprofundada”.

O sindicato não obteve retorno e optou por deflagrar a greve por tempo indeterminado. Após a assembleia, os professores se dirigiram em carreata para a sede da prefeitura. Uma manifestação da categoria está programada para as 14h30 desta quinta-feira na praça Barão do Rio Branco. Cerca de 80% do efetivo teria aderido à greve, de acordo com o Simmp. 

Procurada pelo Terra, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Administração, afirmou que não existe incoerência entre os dados publicados no Portal da Transparência e na Folha de Pagamento dos servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação.

Ainda segundo a pasta, um ofício foi enviado nesta quinta-feira ao Simmp comunicando que a prefeitura irá mandar a Folha de Pagamento referente ao mês de janeiro de 2014 conforme solicitado pelo sindicato, "apesar de não ser uma obrigação legal, já que os dados são publicados no portal". 

Com relação à negociação salarial de 2014 com a categoria, a prefeitura afirma ter apresentado proposta de reajuste salarial de 8,32%, mais interstício de nível de 12,75% e interstício de referência de 3,70%. "Desde 2009, Vitória da Conquista garante o pagamento do piso salarial nacional. A cidade, inclusive, foi pioneira no estado nesse sentido", completou a administração municipal em nota. 

O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade