PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: professores decidem manter greve em Minas Gerais

31 ago 2011 - 19h50
Compartilhar

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, cerca de 9 mil funcionários da rede estadual de educação, de acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), decidiram manter a greve por tempo indeterminado. A manifestação ocorreu no pátio da Assembleia Legislativa do Estado, no bairro Savassi, em Belo Horizonte.

Em greve desde o dia 8 de junho, a categoria reivindica o imediato cumprimento do piso salarial nacional, regulamentado pela Lei Federal 11.738. A proposta apresentada por representantes do governo estadual durante a assembleia, de R$ 712, a partir de janeiro de 2012, foi recusada.

A Secretaria de Estado de Educação se manifestou através de nota dizendo que a proposta atende ao que foi estabelecido em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para o piso nacional dos professores.

Também em nota, o Sind-UTE disse que os trabalhadores vão se organizar e realizar vários atos e manifestações dialogando com a sociedade, divulgando panfletos, além de promover atividades de caça ao governador e manter a articulação com movimentos sociais e entidades sindicais, com objetivo de fortalecer a greve.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 15h, após a assembleia, os grevistas saíram em passeata até a Praça da Liberdade, a 2 km de distância. O trânsito teve que ser desviado para evitar acidentes.

Um motorista relatou que, por causa da passeata, muitas pessoas desceram dos ônibus e táxis para seguir a pé. Houve trocas de insultos entre motoristas e grevistas.

O internauta Rodrigo Pena, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade