vc repórter: professores de RO fazem greve há 20 dias

  • comentários

Professores da rede estadual de ensino de Rondônia estão em greve desde o dia 11 de março. A ação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero), reivindica a reposição salarial à categoria e a abertura de concursos públicos.

Entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2010, desde o início do primeiro mandato do governador Ivo Cassol (PP), a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 49,84%, segundo o Sintero. Neste período, três reajustes foram feitos: de 10% em 2004, 5% em 2006 e 4% em 2008. Com isso, a perda inflacionária é de 24,74%.

 Foto: Ivani Maria / vc repórter
Trabalhadores em greve fizeram passeata em Espigão do Oeste, em Rondônia
Foto: Ivani Maria / vc repórter

"Não estamos reivindicando aumento, mas sim a reposição salarial. Além disso, o Governo insiste em dizer que não há greve", diz a funcionária pública Ivani Maria, moradora de Espigão do Norte (RO).

De acordo com o Sintero, cerca de 80% da classe participa da paralisação, sendo que Cacoal, Vilhena, Ariquemes e Rolim de Moura são os municípios que apresentam maior adesão. Já o Governo do Estado afirma ter conhecimento sobre a aderência de apenas 5% dos professores.

Um reajuste salarial de 4,5%, aprovado para todos os servidores do Estado, entrará em vigor nesta quinta-feira (1°). Além disso, o Governo também aprovou um projeto de gratificação que varia entre R$ 100 e R$ 200 para os professores em sala de aula.

Não satisfeita com as medidas propostas pelo Governo, a classe ainda reivindica a abertura de concursos públicos para professores e para técnicos de escolas, como zeladores, vigias e merendeiras.

Manifestações diárias são realizadas pelo movimento grevista. Na madrugada de segunda para terça-feira, os trabalhadores fizeram uma vigília no plenário da Assembleia Legislativa e, nesta quinta-feira, pretendem protestar contra uma homenagem que será feita ao governador Ivo Cassol, que deixa o cargo para disputar o Senado.

A internauta Ivani Maria, de Espigão do Oeste (RO), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui .

vc repórter

compartilhe

publicidade
publicidade