PUBLICIDADE

vc repórter: professores de RO fazem greve há 20 dias

31 mar 2010 - 11h55
Compartilhar

Professores da rede estadual de ensino de Rondônia estão em greve desde o dia 11 de março. A ação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero), reivindica a reposição salarial à categoria e a abertura de concursos públicos.

Trabalhadores em greve fizeram passeata em Espigão do Oeste, em Rondônia
Trabalhadores em greve fizeram passeata em Espigão do Oeste, em Rondônia
Foto: Ivani Maria / vc repórter

Entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2010, desde o início do primeiro mandato do governador Ivo Cassol (PP), a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 49,84%, segundo o Sintero. Neste período, três reajustes foram feitos: de 10% em 2004, 5% em 2006 e 4% em 2008. Com isso, a perda inflacionária é de 24,74%.

"Não estamos reivindicando aumento, mas sim a reposição salarial. Além disso, o Governo insiste em dizer que não há greve", diz a funcionária pública Ivani Maria, moradora de Espigão do Norte (RO).

De acordo com o Sintero, cerca de 80% da classe participa da paralisação, sendo que Cacoal, Vilhena, Ariquemes e Rolim de Moura são os municípios que apresentam maior adesão. Já o Governo do Estado afirma ter conhecimento sobre a aderência de apenas 5% dos professores.

Um reajuste salarial de 4,5%, aprovado para todos os servidores do Estado, entrará em vigor nesta quinta-feira (1°). Além disso, o Governo também aprovou um projeto de gratificação que varia entre R$ 100 e R$ 200 para os professores em sala de aula.

Não satisfeita com as medidas propostas pelo Governo, a classe ainda reivindica a abertura de concursos públicos para professores e para técnicos de escolas, como zeladores, vigias e merendeiras.

Manifestações diárias são realizadas pelo movimento grevista. Na madrugada de segunda para terça-feira, os trabalhadores fizeram uma vigília no plenário da Assembleia Legislativa e, nesta quinta-feira, pretendem protestar contra uma homenagem que será feita ao governador Ivo Cassol, que deixa o cargo para disputar o Senado.

A internauta Ivani Maria, de Espigão do Oeste (RO), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade