vc repórter: nova passeata pede federalização da Furb em SC

24 ago 2011
17h00
atualizado às 20h13
  • separator

Pela segunda vez no mês, estudantes saíram às ruas de Blumenau (SC) para pedir a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A passeata ocorreu na noite desta terça-feira, 23, e, segundo a assessoria do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), aproximadamente 7 mil estudantes participaram da passeata.

Em passeata, estudantes pedem a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb)
Em passeata, estudantes pedem a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb)
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

No último dia 17 de agosto, o ministro da Educação Fernando Haddad descartou a possibilidade de federalização de universidades já existentes, logo após o anúncio da criação de quatro novas universidades. Mesmo assim, os estudantes realizaram o ato na cidade catarinense.

A Furb é uma instituição de ensino ligada ao município de Blumenau, mas os alunos pretendem que ela seja incluída à estrutura federal. A passeata teve início na Furb e terminou no centro da cidade, nas escadarias da torre da catedral de Blumenau.

A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de seu reitor, chegou a emitir nota oficial defendendo a federalização da Furb, no dia 11 de agosto. O sindicato dos professores da Furb divulgou que continuará lutando pela federalização.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Veja também:

Como funcionam as eleições presidenciais nos EUA
vc repórter
publicidade