vc repórter: greve de professores estaduais continua em SC

23 mai 2011
18h42
atualizado às 18h53

Uma manifestação dos professores da rede estadual movimentou as ruas do centro da cidade de Gaspar, Santa Catarina, nesta tarde. Os docentes estão em greve desde o dia 18 de maio.

Professores estaduais protestam em Gaspar, Santa Catarina
Professores estaduais protestam em Gaspar, Santa Catarina
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Segundo a Polícia Militar, cerca de 150 pessoas participaram da manifestação e não houve nenhum incidente. Luiz Otávio Rebouças Bastiani, integrante da regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE-SC), disse que alunos e pais das sete escolas do município também estiveram no protesto.

Entenda a greve

Em audiência entre o SINTE-SC e o governo realizada nesta manhã, ficou decidido que a paralisação continua. O encontro reuniu representantes dos grevistas e membros do governo, como Eduardo Deschamps, secretário-adjunto da Educação, e Marco Tebaldi, secretário da pasta. O saldo final do encontro é pouco animador: a proposta foi desconsiderada pelo SINTE-SC e a greve continua.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Educação informou que foi feita a proposta de pagar o piso salarial definido pelo MEC (Ministério da Educação) de R$ 1.187,08 para 53% do quadro de professores; 35.210 servidores seriam contemplados.

De acordo com a professora Alvete Bedim, coordenadora estadual do sindicato, a proposta do governo fere o plano de carreira da classe. Além disso, a docente alegou que não houve possibilidade de diálogo ou negociação.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
publicidade