PUBLICIDADE

vc repórter: funcionários de universidades protestam em SP

14 ago 2014 - 16h21
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ato começou na avenida Vital Brasil e seguiu para a avenida Morumbi</p>
Ato começou na avenida Vital Brasil e seguiu para a avenida Morumbi
Foto: Bruna Gheti / vc repórter

Uma manifestação reúne trabalhadores de três universidades estaduais - USP, Unesp e Unicamp - de São Paulo, nesta quinta-feira. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que o protesto começou na avenida Vital Brasil e avançou até a avenida Morumbi, na zona oeste da capital paulista. Até as 16h15, a via estava completamente ocupada, em ambos os sentidos, e o órgão recomendou aos motoristas que evitassem circular pelo local.

Siga o vc repórter no Twitter

A Polícia Militar faz o acompanhamento da passeata. A autoridade policial estima que 1,5 mil pessoas estejam participando da manifestação, que começou por volta das 13h30. Segundo a PM, não houve qualquer tipo de confronto e a ação está acontecendo de maneira pacífica.

De acordo com um boletim do Sindicato dos Trabalhadores da Unesp, o ato unificado foi aprovado pelo Fórum das Seis (que engloba sindicatos de professores da USP, Unesp, Unicamp) em reunião realizada no dia 30 de julho. A concentração aconteceu na Cidade Universitária (USP) e saiu em passeata até o Palácio dos Bandeirantes, na avenida Morumbi.

O Sintunesp afirmou que a manifestação, que tem como tema a “defesa da educação pública e de mais recursos para as universidades”, visa ampliar a visibilidade e fortalecer o movimento iniciado em maio, há cerca de 80 dias, após o anúncio de reajuste zero em 2014 nos salários de professores e funcionários técnico-administrativos das três instituições de ensino.

A CET disse que agentes de trânsito da companhia monitoram o trânsito na região, orientando os motoristas. A recomendação do órgão é que, se possível, as pessoas utilizem o transporte coletivo para circular pela área.

A leitora Bruna Gheti, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade