PUBLICIDADE

vc repórter: evento na Unicamp reúne 4 vencedores do Nobel

15 ago 2011 - 16h27
(atualizado às 18h19)
Compartilhar

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe desde o último domingo, 14, quatro vencedores do Prêmio Nobel de Química na Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), em palestras sobre "Produtos Naturais, Química Medicina e Síntese Orgânica". O evento vai até a próxima quinta-feira, 18, no Centro de Convenções da universidade.

Ada Yonath venceu o Nobel em 2009 por desvendar o funcionamento dos ribossomos, que são os responsáveis pela produção de proteínas
Ada Yonath venceu o Nobel em 2009 por desvendar o funcionamento dos ribossomos, que são os responsáveis pela produção de proteínas
Foto: Wagner Guidi / vc repórter

Kurt Wütrich, que ganhou o prêmio em 2002, Richard Schrock (2005), Ada Yonath (2009) e Ei-icho Negishi (2010), além de outros 14 palestrantes brasileiros e estrangeiros, debaterão os temas apresentados. Também está presente Simon Campbell, líder da equipes de pesquisadores que desenvolveu o Viagra.

Em 2011 se comemora o Ano Internacional da Química e a Unicamp considera este o maior evento comemorativo relacionado à data. Os estudantes selecionados pela ECSPA poderão apresentar seus trabalhos aos pesquisadores, além de interagir com os cientistas em uma confraternização que será realizada na noite desta segunda-feira. São 50 estudantes brasileiros e 50 estrangeiros escolhidos por análise de currículos e pesquisas realizadas por eles.

Ei-ichi Negishi, japonês, recebeu o Prêmio Nobel em 2010 por pesquisa em que analisa reações químicas catalisadas pelo paládio, que é usado no desenvolvimento de remédios e agroquímicos. Já a israelense Ada Yonath venceu o Nobel em 2009 por desvendar o funcionamento dos ribossomos, que são os responsáveis pela produção de proteínas.

Richard Schrock, americano, recebeu o prêmio em 2005 pelo desenvolvimento de catalisadores aplicados nas indústrias farmacêuticas, veterinária, agroquímica e petroquímica, aperfeiçoando processos industriais. O primeiro entre os quatro a receber o Nobel, em 2002, foi o suíço Kurt Wüthrich, que desenvolveu técnicas de ressonância magnética nuclear.

Yonath e Schrock já realizaram suas palestras na tarde desta segunda-feira. Wühtrich terá vez às 9h desta terça-feira e Negishi se apresenta aos estudantes na quarta-feira, também às 9h.

O internauta Wagner Guidi, de Limeira (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade