PUBLICIDADE

vc repórter: escola faz rodízio por falta de carteiras na BA

28 mar 2014 - 14h21
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Carteiras estão em péssimo estado de conservação na Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos
Carteiras estão em péssimo estado de conservação na Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos
Foto: Facebook / Reprodução

Os alunos da Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos, localizada na Urbes VI, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, assistem aula em esquema de rodízio: quando parte dos estudantes está na unidade escolar, a outra fica em casa. O motivo é a falta de carteiras e a situação acontece pelo menos uma vez por semana.

A escola tem cerca de 900 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Em uma página criada no Facebook com o nome da escola, os estudantes postaram imagens que mostram a situação das poucas carteiras disponíveis. A maioria delas está em péssimo estado de conservação, sem apoio para escrever, sem encosto e com a madeira danificada. Em uma das fotos também é possível ver a janela de uma das salas quebrada.

Algumas carteiras não têm encosto
Algumas carteiras não têm encosto
Foto: Facebook / Reprodução

“Sou mãe de aluno e vejo o que meu filho passa quando chega de manhã para estudar. Tão disputando uma cadeira pra sentar. Vamos acordar gente! Que vergonha! Cadê o prefeito? Verba para isso temos”, escreveu Rosa Justina no espaço de comentários onde as imagens foram postadas.

Procurada pelo Terra, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, não deixou claro se tinha ou não conhecimento do rodízio de aulas na escola e não informou se já foram tomadas providências a respeito do caso. A administração afirmou apenas que o mobiliário para atender as unidades escolares da cidade está sendo produzido com previsão de entrega para o mês de abril.

“Enquanto isso, para assegurar as aulas nas unidades que serão beneficiadas com o novo mobiliário, a Marcenaria da Secretaria Municipal de Educação está trabalhando de forma intensa na recuperação e na produção de carteiras, e a Administração Municipal locou carteiras escolares. Tais carteiras serão entregues à Escola Municipal Fidelcina Carvalho”, informou em nota.

A prefeitura afirmou ainda que 14 empresas irão executar reformas em escolas e creches da rede municipal das zonas urbana e rural. “O investimento será superior a R$ 5 milhões. As obras serão executadas durante o recesso escolar de meio de ano para não prejudicar o calendário letivo”, afirmou o órgão.

O leitor Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade