PUBLICIDADE

Trânsito

vc repórter: em protesto, alunos interditam SP-270 em Cotia

Estudantes da Escola Estadual Cotolengo Don Orione temem o fechamento da unidade de ensino; escola atende cerca de 500 alunos

30 jul 2014 - 19h07
(atualizado em 31/7/2014 às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Em protesto contra o possível fechamento da Escola Estadual Cotolengo Don Orione, localizada na altura do quilômetro 25,5 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Cotia, cerca de 40 alunos da unidade de ensino fizeram uma manifestação e interditaram o trânsito em duas faixas da estrada no início da tarde desta quarta-feira.

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o protesto aconteceu entre 12h38 e 12h57, e o tráfego de veículos ficou interditado nas faixas da esquerda e central, sentido interior, durante o período da manifestação.

A Escola Estadual Cotolengo Don Orione está localizada dentro do terreno particular da Instituição Pequeno Cotolengo Paulista. Desta forma, a área é alugada há mais de 30 anos para o Estado para que a escola possa funcionar. O contrato é renovado anualmente. 

Após boatos de que a unidade funcionaria somente até dezembro deste ano, pais e alunos se mobilizaram pelo Facebook e criaram um grupo contra o fechamento. “Especula-se que uma construtora teria comprado parte do terreno para a construção de um condomínio e que uma avenida seria construída onde fica hoje a escola”, conta João Paulo da Silva, aluno do 3º ano do Ensino Médio.

Procurada pelo Terra, a Instituição Pequeno Cotolengo negou o fechamento da escola. “O que há de fato até o momento é a proximidade do encerramento do contrato do aluguel e estamos nas tratativas de renovação ou não com a Secretaria da Educação”, afirmou a instituição que destacou também que “a área que possivelmente está sendo vendida, não é a área onde fica a escola”.

Após falar com a reportagem, a instituição utilizou o Facebook para tornar pública a possível renovação. “Prezados, o Pequeno Cotolengo Paulista e a Secretaria Estadual de Educação estão renovando o contrato de aluguel da escola”, diz mensagem postada na última sexta-feira, 25, na página do Pequeno Cotolengo na rede social. 

Porém, o medo por parte dos pais e alunos é que o contrato seja renovado somente este ano, por “estratégia política”, e que nos próximos anos a especulação volte a acontecer. No ato de hoje os estudantes reinvindicaram a cópia do contrato de renovação por mais um ano e exigiram do governo a construção de uma nova unidade para a escola. 

“Temos professores ótimos, alguns que já estão na escola há 20 anos. Somos uma escola modelo, com laboratório de química e até sala de dança. Cada sala de aula tem 25 alunos e faz, com eficiência, a inclusão social de portadores de deficiência. Não podemos perder isso”, diz João Paulo.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que, em caso da não renovação do contrato, os alunos continuarão sendo atendidos pelo Estado sem nenhum prejuízo pedagógico. Um estudo de demanda para atender os estudantes da Cotolengo em outras escolas estaduais da região em 2015 já estaria em andamento.

A Escola Estadual Cotolengo Don Orione atende cerca de 500 alunos dos ensinos fundamental e médio.

O leitor Cloves Ferreira, de Cotia (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade