PUBLICIDADE

vc repórter: em greve, professores fazem protesto no Rio

30 set 2011 - 21h05
(atualizado em 1/10/2011 às 01h12)
Compartilhar

Há 45 dias em greve, professores do Colégio Pedro II realizaram na tarde desta sexta-feira uma manifestação em frente à Câmara dos Vereadores, no centro do Rio de Janeiro.

Professores do Colégio Pedro II realizaram uma manifestação na tarde desta sexta-feira
Professores do Colégio Pedro II realizaram uma manifestação na tarde desta sexta-feira
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

De acordo com Edmar da Rocha Marques, coordenador de assuntos jurídicos Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (SINDSCOPE), entre as reivindicações estão reajuste salarial de 12,67%, concessão de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, além da reestruturação das carreiras dos servidores da educação.

Alunos da instituição também acompanharam o protesto, levantando faixas com frases como: "eu apoio a greve. E você?".

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) informou, na última quinta-feira, que entrou com uma ação civil pública contra o colégio e o SINDSCOPE, para que as aulas retornem imediatamente em todas as unidades de ensino - ao todo são 12. Além disso, todas as matérias perdidas devem ser repostas até o final do ano, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Segundo o MPF-RJ, a greve causa muito prejuízo aos alunos, principalmente os que cursam o último ano letivo, que precisam prestar vestibulares, concursos públicos ou até realizar matricula em universidades.

A ação, que foi proposta pela procuradora da República Márcia Morgado, afirma que deveria ter sido criado um sistema de rodízio para que a greve "não violasse o direito à educação de crianças e adolescentes".

De acordo com a procuradora, "o direito de greve dos professores não é questionado, mas seu modo de exercício, que prejudica os alunos e não tem se mostrado um meio eficaz para a melhoria salarial da categoria".

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade