PUBLICIDADE

vc repórter: crianças homenageiam Gustavo Rosa com vernissage em MG

19 nov 2013 - 15h15
(atualizado às 20h31)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alunos de 4 anos do colégio Paquetá, em Minas Gerais, organizaram evento em homenagem ao artista plástico Gustavo Rosa</p>
Alunos de 4 anos do colégio Paquetá, em Minas Gerais, organizaram evento em homenagem ao artista plástico Gustavo Rosa
Foto: Alysgardênia Cabral / vc repórter

Com cartolinas coloridas, caixas de papelão, tinta guache e giz de cera, os alunos da educação infantil do Colégio Paquetá, em Belo Horizonte, Minas Gerais, organizaram uma homenagem ao artista plástico Gustavo Rosa, morto no último dia 12. As crianças, com idade em torno de 4 anos, puderam mostrar suas percepções artísticas fazendo uma releitura e reproduzindo algumas obras do autor.

O projeto, intitulado Releituras, foi criado antes da morte do artista, no dia 21 de outubro deste ano, e tem como objetivo mostrar a visão das crianças sobre as telas do artista plástico paulistano, que começou sua carreira em 1966 e se caracterizou por seguir uma linguagem própria, com telas coloridas e humoradas caricaturas. As obras de Rosa já foram expostas em Nova York, Los Angeles, Massachusetts, Tel-Aviv, Lisboa, Berlim, Hamburgo, Tóquio, Barcelona e Paris.

<p>Resultado do trabalho feito pelas crianças será exibido no próximo dia 23, em uma vernissage </p>
Resultado do trabalho feito pelas crianças será exibido no próximo dia 23, em uma vernissage
Foto: Alysgardênia Cabral / vc repórter

A professora Denia Cabral viu na ação a oportunidade de despertar nas crianças o gosto pelas artes, desenvolver a interação e socialização, coordenação motora, raciocínio lógico e a expressão artística, entre outras habilidades.

Para isso, foram escolhidas algumas obras do autor, a partir das quais as crianças trabalharam em técnicas de colagem, criaram esculturas, montaram mosaicos, fizeram a releitura de peças em tecido e painéis gigantes com material reciclável.

<p>Crianças criaram peças inspiradas nas obras de arte de Gustavo, que morreu no último dia 12, após lutar por dez anos contra um câncer</p>
Crianças criaram peças inspiradas nas obras de arte de Gustavo, que morreu no último dia 12, após lutar por dez anos contra um câncer
Foto: Alysgardênia Cabral / vc repórter

Segundo a professora, ao saber da morte do artista, os alunos ficaram muito tristes e pediram ajuda para divulgar o projeto. "Tia, todos têm que saber o que estamos fazendo. Se ele não pode vir (à vernissage), quem sabe alguém da família vem”, relembra ela sobre o pedido de um dos alunos.

Gustavo Rosa morreu na última terça-feira, aos 66 anos, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após 10 anos de batalha contra um câncer no pâncreas.

O resultado do trabalho das crianças será exposto na manhã do próximo dia 23 no colégio, que fica na rua Maria Cândida de Jesus, 262.

A internauta Alysgardênia Cabral, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos,

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade