PUBLICIDADE

vc repórter: alunos de medicina da Ufscar planejam novo protesto

23 abr 2013 - 16h28
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Em greve desde 15 de março deste ano, os estudantes de medicina da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) realizarão um ato simbólico na próxima quarta-feira, 24, em frente à reitoria, contra as condições de ensino. Os alunos reclamam do "sucateamento do curso" e pedem um ensino "médico de qualidade".

Ao todo são 13 reivindicações que estão em pauta na manifestação, entre elas o número adequado de preceptores (pessoa responsável por supervisionar o desenvolvimento dos médicos residentes nas especialidades de um hospital) para a viabilização das atividades e oportunidades de estágio aos estudantes. Os alunos fizeram questão de elaborar um blog com todas essas reivindicações e informações sobre a greve.

De acordo com os estudantes, o ato consistirá em uma “procissão” da portaria sul à praça da Bandeira e os alunos foram instruídos a vestirem roupas pretas. Além disso, cada um deve levar uma cruz, que representará o sonho de formação em medicina. Essas cruzes serão colocadas no terreno da praça.

Em contato com o Terra, a Ufscar afirmou, em nota, que, em relação aos preceptores, para prosseguir com o cadastramento dos médicos interessados em atuar na área, a instituição depende de a prefeitura de São Carlos submeter à Câmara dos Vereadores o projeto de lei que deve regularizar esse tipo de atividade.

A Ufscar diz ainda que nos dias 4 e 5 de abril, após reuniões com o secretário de Saúde, Edilson Seraphin Abrantes, foi decidida pela redução do número de consultas a serem realizadas pelos preceptores quando acompanhados dos estudantes. Segundo a Ufscar, Abrantes comprometeu–se a fazer os encaminhamentos necessários junto à Câmara Municipal.

Em relação às outras reivindicações, a universidade afirma que realizou diversas reuniões e encaminhou os pedidos à administração municipal. “A Ufscar aguarda as medidas que cabem à prefeitura municipal de São Carlos para que possam ser retomadas as atividades do curso de Medicina”.

A internauta Juliana Costa, de São Carlos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade