PUBLICIDADE

USP lidera ranking de melhores da América Latina; Brasil domina lista

Organização divulgou as 300 melhores universidades do continente; a Universidade de São Paulo se classifica em 1º lugar pelo terceiro ano

28 mai 2013 - 08h43
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A universidade pública mantida pelo Estado de São Paulo é o destaque brasileiro no ranking da América Latina</p>
A universidade pública mantida pelo Estado de São Paulo é o destaque brasileiro no ranking da América Latina
Foto: Marcos Santos/USP / Divulgação

As universidades brasileiras dominam o ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina - e, entre elas, a Universidade de São Paulo (USP) aparece no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo. O resultado, divulgado nesta terça-feira pela QS Quacquarelli Symonds (que avalia universidades de todo o mundo com base em diversos critérios), vai de encontro a outras classificações semelhantes também divulgadas em 2013, que mostram a USP como única representante do País no top 20 mundial e entre aquelas com a mais alta reputação.

O Brasil domina com a lista, com 81 instituições entre as 300 melhores do continente. Em seguida, aparecem México (50), Colômbia (42), Argentina (30), Chile (30) e Peru (17). Apesar dos bons resultados no ranking da América Latina, o País ainda não aparece bem representado quando são consideradas universidades de todo o mundo.

 "Embora o ranking destaque a excelência regional dos principais países e dos emergentes, as universidades da América Latina ainda exibem um mau desempenho nos rankings globais. Não há qualquer universidade latino-americana entre as 50 melhores nas áreas científica e tecnológica", afirmou o diretor de Pesquisa da QS, Ben Sowter.

Ranking das dez melhores universidades da América Latina

Posição Instituição País Posição em 2012
1 Universidade de São Paulo (USP) Brasil 1
2 Pontificia Universidad Católica de Chile Chile 2
3 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil 3
4 Universidad de Los Andes Colombia Colômbia 6
5 Universidad de Chile Chile 4
6 Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) México 5
7 Tecnológico de Monterrey (Itesm) México 7
8 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil 8
9 Universidad Nacional de Colombia Colômbia 12
10 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil 13
Fonte: QS Quacquarelli Symonds / topuniversities.com

A USP é a única universidade que obteve a pontuação máxima. Com 83,1 pontos, a UFMG subiu três posições na lista, entrando para o top 10, enquanto Unicamp e UFRJ mantiveram suas posições: terceira e oitava colocadas, respectivamente. O ranking de universidades da QS: América Latina é baseado em sete critérios que cobrem pesquisa, empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença online. Os resultados completos e a metodologia estão disponíveis no site TopUniversities.com.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/ranking-melhores-cursos-brasileiros/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-237-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/ranking-melhores-cursos-brasileiros/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade