PUBLICIDADE

USP é universidade brasileira melhor classificada em ranking

Com exceção das universidades inglesas de Cambridge e de Oxford, as demais instituições que ocupam os 10 primeiros lugares são americanas

18 ago 2015 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade de São Paulo (USP) foi a mais bem colocada entre as instituições latinas avaliadas pelo Academic Ranking of Word Universities (ARWU), divulgado no último sábado (15). A universidade ficou no grupo entre a 100ª e a 150ª posição, a mesma classificação alcançada em 2014.

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

O ranking é elaborado pelo Center for World-Class Universities da Shanghai Jiao Tong University, que avalia as 500 melhores universidades do mundo. 

Harvard manteve a liderança, seguida por Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (5ª posição) e de Oxford (10ª posição), as demais instituições que ocupam os 10 primeiros lugares são norte-americanas.

Harvard lidera o ranking da da Shanghai Jiao Tong University
Harvard lidera o ranking da da Shanghai Jiao Tong University
Foto: Shanghai Jiao Tong University/reprodução

Além da USP, outras cinco instituições brasileira integram a lista. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficaram no grupo entre a 301ª e a 400ª posição. Já a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocupam o grupo entre a 401ª e 500ª colocação. 

Seis indicadores são utilizados para classificar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, quantidade de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

Classificação por área

Além da classificação principal, também foram publicados rankings de acordo com a área geral e com a área de concentração.

Nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, Engenharia, Tecnologia e Ciências da Computação, Ciências Agrícolas e da Vida e de Medicina Clínica e Farmácia, a USP ficou no grupo das 100ª a 150ª melhores universidades.

Em relação às áreas de concentração, a USP subiu para o grupo das 76-100ª melhores universidades na área de Matemática e foi classificada no grupo de 151-200ª nas áreas de Física, Química e Ciências da Computação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade