PUBLICIDADE

USP discute os desafios da cultura e extensão nas universidades

21 set 2010 10h52
Publicidade

Em parceria com o Ministério da Cultura, a USP realiza nesta terça-feira, até o dia 24 de setembro, o Seminário ¿Proext Cultura SP: Políticas Públicas de Cultura e Extensão Universitária¿. O objetivo do evento é fomentar o debate sobre a atuação da universidade como produtora de cultura, sobretudo no que diz respeito aos projetos de extensão universitária.

A abertura do encontro será nesta terça, às 18h30, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do reitor João Grandino Rodas; da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda; do secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Alberto Vogt; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer; do coordenador do Fórum Proext da Região Sudeste, Mohamed Habib, e de representantes de Pró-Reitorias de Cultura de Universidades do Estado de São Paulo. O evento será realizado na Sala do Conselho Universitário (Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

Nas mesas de debate e nos grupos de trabalho do Seminário, serão abordadas, além das questões relativas às políticas públicas de fomento à extensão em cultura, as práticas de extensão realizadas pelas pró-reitorias e projetos de extensão universitária em curso, com a participação de professores, pesquisadores e profissionais de órgãos da cultura.

Na quarta-feira, a abertura dos trabalhos ocorrerá às 19h, no anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109), com aula-show com os professores e músicos José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, a partir das 20h.

O Papel da Universidade na Constituição de Políticas Públicas de Cultura; Ambientes Socioculturais, Diversidade Cultural e Economia da Cultura; e as Práticas de Cultura e Extensão nas Universidades Públicas são os temas das discussões do dia 23 de setembro. No dia 24, serão discutidos o papel da Universidade na Produção Cultural e os tópicos Cultura Digital e Tecnologia, Arquitetura e Design, Arte e Crítica Literária. Na plenária de encerramento do evento, será redigida a Carta de São Paulo, documento que irá registrar os avanços nas políticas federais e estaduais e apontar futuros caminhos no âmbito da extensão universitária. Ambas mesas de debates serão realizadas no Auditório FEA-5, localizado à Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

A participação no seminário é gratuita e aberta à comunidade. A programação completa está disponível no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (www.usp.br/prc).

Fonte: Redação Terra
Publicidade