PUBLICIDADE

Melhores universidades: USP é top 20 em ranking mundial

6 fev 2013 - 15h11
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários
A universidade pública mantida pelo Estado de São Paulo é o destaque brasileiro no ranking
A universidade pública mantida pelo Estado de São Paulo é o destaque brasileiro no ranking
Foto: Marcos Santos/USP / Divulgação

A Universidade de São Paulo (USP) figura como a melhor instituição de ensino superior brasileira em um ranking internacional divulgado nesta quarta-feira, se mantendo assim na elite da educação global. A USP é a única universidade fora dos Estados Unidos e Reino Unido a constar entre as 20 melhores do mundo, segundo o Webometrics Ranking Web of World Universities - que avalia a visibilidade na internet para elaborar sua lista. O estudo é divulgado duas vezes por ano, em janeiro e julho.

Apesar de ser a melhor colocada, a USP caiu quatro posições na colocação geral em 2013. No ano passado, a universidade ocupava a 15ª posição. A segunda instituição brasileira a constar no ranking - a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - aparece apenas na 129ª colocação geral. Promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha, o Webometrics leva em conta o número de visitantes em páginas da internet que pertencem às universidades e seu número de publicações.

Em primeiro lugar geral permanece a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo. A renomada universidade também encabeçou a lista no ano anterior, em ambas as vezes em que o ranking foi divulgado.

Entre as instituição de ensino superior da América Latina, as brasileiras são as melhores colocadas: sete entre as 10 primeiras universidades são do País. Além da UFRGS - em 3º lugar entre as latino-americanas, atrás da Universidade Nacional Autônoma do México -, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparecem entre as 10 melhores no ranking da América Latina.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade