PUBLICIDADE

USP adota meta para 2018 de 50% de alunos egressos da escola pública

Plano institucional traz novas ações de inclusão social na universidade

3 jul 2013 - 08h06
(atualizado às 08h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou na terça-feira a meta, para ser atingida até 2018: a de que 50% das vagas de seus cursos, em cada turno, sejam preenchidas por alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Dos 50% oriundos de escolas estaduais, o percentual de pretos, pardos e indígenas deverá atingir o índice verificado pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As medidas valem para o próximo vestibular. Até agora, o grupo não tinha bônus para o ingresso na universidade.

"A aprovação do projeto de inclusão da Universidade de São Paulo é um marco no sentido de que a universidade aceita metas de 50% de inclusão para algumas categorias até 2018. E os meios que são colocados para se chegar a estas metas serão anualmente calibrados", disse o reitor da USP, João Grandino Rodas. "De maneira nenhuma a universidade ficará pior ou menos boa do que ela é, pelo fato de entrarem essas pessoas", completou o reitor.

Para atingir a meta, o Conselho Universitário aprovou o Plano Institucional da Universidade, que traz novas ações de inclusão social na USP. O plano será implantado no vestibular deste ano. Ele inclui quatro medidas: o aumento e a criação de bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), a criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do Programa Embaixadores USP e a ampliação dos locais de prova do vestibular.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade