PUBLICIDADE

Universitários participam de competição de matemática na Bulgária

8 ago 2013 - 17h16
Compartilhar
Exibir comentários
A competição deste ano acontece na Bulgária. Brasileiros disputam com pelo menos 300 universitários
A competição deste ano acontece na Bulgária. Brasileiros disputam com pelo menos 300 universitários
Foto: OBM / Divulgação

Um grupo estudantes brasileiros participa da 20ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), que acontece na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária, entre até o dia 12. As provas, que começaram  na terça-feira, são disputadas por 300 estudantes que representam as melhores instituições de ensino superior do mundo.

A delegação brasileira é composta por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Organizada desde 1983 pelo University College of London, a IMC é extremamente exigente. Os participantes devem resolver duas provas aplicadas em dois dias consecutivos, com um tempo máximo de cinco horas cada dia. As provas, programadas para hoje e amanhã, devem ser resolvidas em idioma inglês e incluem questões dos campos da álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

O Brasil participa da competição desde 2003, conquistando desde então um total de 99 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), 16 de ouro (First Prize), 31 de prata (Second Prize) e 51 de bronze (Third Prize). Na última edição, estudantes da PUC-Rio ficaram em 9º lugar no mundo.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Conheça a seguir a história desses campeões e a opinião de especialistas sobre a importância das competições científicas para revelar novos talentos, jovens que num futuro bem próximo podem alavancar a pesquisa no Brasil e inspirar mudanças no modelo de ensino.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/olimpiadas-escolares/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/olimpiadas-escolares/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade