PUBLICIDADE

Universitária frauda sistema de cotas e é expulsa de federal

Estudante de Medicina falsificou diploma do Ensino Médio, o que havia garantido seu ingresso pelo sistema de cotas na Federal do Maranhão

13 ago 2015 - 09h07
(atualizado em 21/9/2015 às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma universitária do primeiro período do curso de Medicina teve sua matrícula cancelada na última terça-feira (11) por ter sido descoberta numa fraude que garantiu seu ingresso na Universidade Federal do Maranhão pelo sistema de cotas.

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

Ministério Público Federal descobriu fraude e pediu o cancelamento da matrícula da universitária do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão
Ministério Público Federal descobriu fraude e pediu o cancelamento da matrícula da universitária do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão
Foto: Divulgação

De acordo com o procurador da República, Juraci Guimarães, autor do pedido de cancelamento da matrícula de Ivana Santos Vale, a estudante cursou o Ensino Médio entre os anos de 2009 e 2011 numa instituição privada em São Luís, mas o certificado de conclusão apresentado à universidade era de uma escola pública em João Lisboa, cidade a 640 quilômetros da capital do Estado.

Em depoimento, ainda de acordo com o procurador, a estudante admitiu ter estudado no colégio particular, mas também disse que teria cursado o último ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Rio Amazonas, em João Lisboa.

Ao solicitar a suposta documentação que comprovava a frequência da estudante na escola pública à Secretaria de Estado da Educação, Juraci Guimarães recebeu como resposta que Ivana não tinha nenhum registro nos diários escolares.   

Após o cancelamento da matrícula de Ivana, o procurador da República informou que será iniciada apuração criminal para apurar eventual prática de ilícito penal.

Uma denúncia anônima foi responsável pela investigação do MPF/MA. Ivana era estudante da primeira turma de Medicina do Campus de Pinheiro, cidade a pouco mais de 340 quilômetros de São Luís.

Para Juraci Guimarães, o caso envolvendo a estudante citada na reportagem pode não ser o único e há a possibilidade de estar ocorrendo um esquema no processo de seleção dos cotistas. “O MPF/MA está passando um pente-fino no vestibular de 2014 e mais irregularidades poderão aparecer. Se outras pessoas souberem de irregularidades semelhantes, poderão denunciar no site da Procuradoria da República no Maranhão”.

No infográfico abaixo, você pode entender como funciona o sistema de cotas.

http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/sistema-de-cotas/

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade