PUBLICIDADE

Universidade tailandesa se desculpa por mural com Hitler entre heróis

Painel feito por alunos da faculdade de artes mostra Hitler em meio a super-heróis, como Batman e Super-Homem

16 jul 2013 - 11h34
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários
O painel foi pintado por alunos do primeiro ano da faculdade de artes
O painel foi pintado por alunos do primeiro ano da faculdade de artes
Foto: RT / Reprodução

A principal instituição de ensino da Tailândia precisou se desculpar oficialmente na segunda-feira em nome dos estudantes que pintaram um painel que mostrava Adolf Hitler junto com o Super-Homem e outros heróis. Após causar polêmica, a Universidade de Chulalongkorn disse que os jovens "não se deram conta" de que a imagem de Hitler poderia representar uma ofensa.

O painel foi colocado na parte externa da faculdade de artes como parte de uma homenagem a quem concluiu a graduação este ano. Trazia uma mensagem de felicitações e mostrava Hitler com o braço erguido, em saudação nazista, ao lado de Batman, Capitão América, Incrível Hulk e Homem de Ferro.

"Desejamos expressar nossas sinceras desculpas pelo mural 'Super-Heróis' de nossos estudantes", disse o decano da faculdade, Suppakorn Disatapundhu durante declaração na segunda-feira.

Suppakorn afirmou que os estudantes que pintaram o painel são do primeiro ano e que seu trabalho era parte de uma tradição de despedida dos alunos que acabaram de ingressar na instituição aos que estão se formando. "Me disseram que o conceito era mostrar os heróis que protegem o mundo. Hitler aparecia como uma paródia conceitual aos super-heróis", afirmou o decano, ao ressaltar que todos os heróis foram pintados com cores fortes, enquanto Hitler aparece em cinza.

O Centro Simon Wiesenthal, um grupo internacional judeu de direitos humanos, havia criticado o painel e pedido a sua retirada. "O centro está escandalizado e indignado com esta expressão pública da principal instituição de ensino superior da Tailândia", afirmou a entidade.

Segundo a agência AP, as aulas de história do sistema de ensino da Tailândia têm como foco, principalmente, a história do país e sua dinastia real. A história universal é tratada superficialmente, com escassa menção sobre o holocausto.

Fonte: Informações da AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade