Unicamp oferece empréstimo gratuito de bicicletas no campus

2 mai 2011
11h53
atualizado às 11h55
  • separator
  • comentários

A Unicamp começa a disponibilizar nesta segunda-feira, 2 de maio, 10 bicicletas comunitárias aos alunos, funcionários e professores da universidade para circular dentro do campus por um período de 4 horas. O empréstimo é gratuito e para fazer uso é necessário realizar um cadastro no site e levar a identidade estudantil ou funcional da Unicamp no ponto de empréstimo, localizado na área central do campus, no Pavilhão do Ciclo Básico.

O lançamento do Mobic - Mobilidade Intracampus - nome dado ao projeto, foi feito na sexta-feira (29), no Ciclo Básico I, pelo pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel. "Vamos começar com poucas bicicletas para fazer um teste. Mas a segunda fase do projeto prevê um sistema automatizado e com vários pontos de empréstimo pelo campus", antecipou o pró-reitor.

O projeto tem a função de ser uma alternativa ao transporte automotivo no campus, afirmou Leandro Medrano, urbanista da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

"Nossa ideia, em uma segunda fase do projeto, é partir para o empréstimo de 300 bicicletas, com um sistema parecido aos já existentes em Paris, Bogotá, Barcelona, Madri e em outras cidades pelo mundo. O objetivo é incentivar outras formas de locomoção que não sejam o automóvel", explicou Medrano.

O projeto é fruto de uma parceria entre o SAE, através da Pró-reitoria de Graduação (PRG), e o Escritório Modelo de Arquitetura (MOD), da FEC.

Serão disponibilizadas 10 bicicletas aos alunos, funcionários e professores da universidade para circular dentro do campus
Serão disponibilizadas 10 bicicletas aos alunos, funcionários e professores da universidade para circular dentro do campus
Foto: Antoninho Perri / Divulgação
Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade