PUBLICIDADE

Unicamp e Unesp estão em lista de melhores universidades 'jovens'

31 mai 2012 - 16h05
(atualizado em 1/6/2012 às 11h51)
Compartilhar

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) comemoraram a inclusão no ranking das 100 melhores universidades no mundo com menos de 50 anos, publicado na última quarta-feira pela revista inglesa Times Higher Education (THE). Enquanto a Unicamp domina o 44º lugar, a Unesp ocupa a 99ª posição na lista.

Unicamp ocupa a 44ª posição no ranking das 100 melhores universidades jovens do mundo
Unicamp ocupa a 44ª posição no ranking das 100 melhores universidades jovens do mundo
Foto: Divulgação

Veja os rankings divulgados no ano e as instituições nacionais melhores colocadas

Com a inclusão das instituições, o Brasil passa a ser o único país da América Latina a aparecer no ranking das melhores universidades mais jovens do mundo. Países como Rússia, Índia e China não estão sendo representados na lista.

Para chegar aos resultados, foram avaliadas instituições de um total de 30 países e regiões no mundo inteiro, sendo que apenas seis estão entre os 10 primeiros colocados da lista: Coreia do Sul, Suíca, Hong Kong, Estados Unidos, França e Reino Unido. Além disso, o Brasil está sendo representado pela Unicamp, na 22ª posição, também no ranking produzido pela Quacquarelli Symonds (QS), o "The QS Top 50 Under 50", que lista as 50 principais universidades do mundo com menos de 50 anos.

No site oficial, a instituição de Campinas publicou uma nota dizendo que, segundo o reitor da universidade Fernando Costa, a boa colocação alcançada pela Unicamp certamente tem a ver com sua produção científica e sua capacidade de inovação. "É sinal de que o modelo implantado desde a fundação, e que faz da pesquisa um elemento de qualificação do ensino em todos os níveis, está dando certo¿, completou.

A Unesp também comemorou a 99ª posição na lista, afirmando no site oficial que ainda há um grande trabalho a ser feito para que a universidade suba no ranking dos próximos anos. "Esse é um ranking que dá muito peso para a pesquisa. Nós avançamos muito nesse campo nos últimos anos, mas precisamos avançar mais e tornar nossas pesquisas mais internacionais¿, disse a pró-reitora de Pesquisa da universidade, Maria José Giannini.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade