PUBLICIDADE

Um em quatro estudantes não tem ideia do que fazer no futuro

Levantamento mostrou que 40% dos estudantes gostariam de ter um ano sabático ou ir direto para o trabalho ao invés de cursar uma faculdade

4 ago 2015 - 14h12
(atualizado às 14h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um em cada quatro estudantes entre 15 e 18 anos dizem não ter ideia do que querem fazer quando a escolaridade obrigatória chegar ao fim, aponta um novo estudo. As informações são do site do jornal britânico The Independent.

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

Foto: iStock

O site NotGoingToUni falou com mais de 81.500 pessoas na faixa etária para saber o que os jovens esperavam do futuro. Apenas 45% dizem que têm uma imagem clara do que querem fazer, mesmo sem saber como alcançar este objetivo; enquanto 27% não têm ideia do que pretendem seguir.

Depois de deixar a escola, somente 24% afirmam consider a universidade como uma opção, ao passo que quase 40% gostariam de ter um novo aprendizado, tirar um ano sabático ou ir direto para o mercado de trabalho.

A CEO do site, Sharon Walpole, diz que os resultados são “interessantes”. “É particularmente notável que menos de um quarto dos 80 mil jovens pesquisados se sente atualmente como se a universidade fosse uma opção viável.”

Embora ela entenda como “muito positivo” o fato de que quase metade dos alunos perceberem o aprendizado como algo bom e a mais rentável forma de progredirem para a educação superior (45,5%), ela descreve como “preocupante” que muitos acreditem erroneamente que não são úteis, não têm habilidades acadêmicas ou que desejam abandonar a escola cedo (34,3%).

Sharon acrescenta que um estágio é muito mais benéfico do que uma graduação, “por muitas razões”. “Você está ganhando enquanto está aprendendo. A experiência prática é inestimável, e em boa parte das vezes você está garantindo um emprego na companhia que vem sendo treinado.” 

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (04/08):
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade