PUBLICIDADE

UFRGS é avaliada como a melhor universidade do País pelo segundo ano

Cinco cursos estão classificados com conceito 5: Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais

6 dez 2013 - 13h59
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Thiago Cruz/UFRGS / Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS) é a melhor universidade do Brasil na avaliação de indicadores de qualidade da Educação Superior, segundo resultado publicado hoje, pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União. A Universidade manteve a nota da avaliação anterior, de 4,28 para o Índice Geral de Cursos, que corresponde ao conceito 5, valor máximo calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A classificação envolveu 2.171 instituições de ensino superior entre universidades, faculdades e institutos públicos e privados.

O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. Já o CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

A UFRGS obteve ainda índices de CPC elevados, 4 e 5, nas nove graduações em que foi avaliada em 2012. Cinco cursos da Universidade estão classificados com conceito 5: Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais. A avaliação mostrou também bons índices alcançados pelos cursos de Ciências Econômicas, Psicologia, Direito e Ciências Contábeis que atingiram conceito 4.

O Reitor divide com toda a comunidade acadêmica o mérito de fazer da UFRGS a Universidade de melhor qualidade no Brasil. “É com muita alegria e orgulho que recebemos, pelo segundo ano consecutivo, a maior nota entre as universidades brasileiras em avaliação feita pelo MEC. Esse resultado se reflete em todas áreas  e só reforça o acerto na condução das políticas acadêmicas  e inclusivas até agora implementadas. A comunidade da UFRGS está, novamente, de parabéns.”

Em 2012, foram avaliados 8.184 cursos - sistemas federal, estaduaL e municipaL, tanto público quanto privado - nas áreas de ciências aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Desse total, 5.888 integram o sistema federal - instituições federais e particulares. Obtiveram CPC satisfatório 4.616 cursos - 4.255 em instituições particulares e 361 nas federais. Tiveram conceito insatisfatório outros 728 de instituições particulares e 33 das federais.

Melhores universidades do Brasil, com IGC 5
   Universidade IGC - Contínuo IGC - Faixa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 4,28 5
Universidade Federal de Lavras (UFLA) 4,23 5
Fundação Universidade do ABC (UFABC) 4,23 5
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 4,18 5
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 4,10 5
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) 4,04 5
Universidade Federal de São Carlos (UFScar) 4,03 5
Universidade Federal de Viçosa (UFV) 4,01 5

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

4,00 5
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade