PUBLICIDADE

UFRGS: alunos ocupam sala e pedem mais espaço na universidade

15 jul 2013 - 13h04
(atualizado às 13h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Alunos da UFRGS ocupam antigo café desde a última quarta-feira
Alunos da UFRGS ocupam antigo café desde a última quarta-feira
Foto: Facebook / Reprodução

A sala onde funcionava o antigo café da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced-UFRGS) está ocupado desde a última quarta-feira por alunos que cobram a criação de um centro de integração entre os estudantes do campus central da instituição. O local abrigou o Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação (Dafe) na década de 1970, mas depois foi repassado à iniciativa privada, com a instalação de um bar.

Segundo a diretora da Faculdade de Educação, professora Simone Valdete dos Santos, a sala foi desocupada recentemente por falta de pagamento da empresa que alugava o espaço. Uma reunião foi agendada para amanhã, entre a direção da faculdade, professores e alunos, para tratar da definição de uma ocupação para a sala. Os alunos alegam que o local está servindo apenas para guardar entulhos, como computadores.

"Queremos a construção de um diretório mais amplo, que possa comportar a comunidade acadêmica como um todo", afirmou o representante do Dafe, Lucas Carboni, aluno do curso de pedagogia. Segundo ele, o movimento estudantil tem sido reprimido pela direção da universidade. "Estamos reivindicando o espaço para o diretório, mas também aproveitamos para  fazer uma luta contra a repressão, queremos ser valorizados como movimento estudantil", disse.

Ele ainda afirmou que a ampliação do número de vagas na universidade não tem sido acompanhada da melhoria na infraestrutura. A diretora da Faculdade concorda que os espaços são reduzidos, mas diz que mantém o diálogo com os estudantes. "A ocupação é um ato arbitrário, violento, mas nós estamos negociando. Amanhã temos uma reunião e vamos ouvir os três segmentos: estudantes, professores e técnicos", disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade