PUBLICIDADE

UEPG adota Enem como etapa do vestibular a partir de 2012

22 nov 2011 - 10h00
Compartilhar

A partir de 2012, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das etapas dos concursos vestibulares para ingresso nos cursos de graduação presencial e à distância, abrangendo as provas de Conhecimentos Gerais, Língua Estrangeira e Redação. Com isso, a instituição realizará concursos vestibulares em apenas um dia (no domingo), aplicando provas da etapa vocacionada, com conteúdo pertinente ao curso escolhido pelos candidatos.

Conforme o professor Ivo Matias, a adoção do Enem como etapa do vestibular foi bastante discutida no âmbito institucional, passando pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), Conselho de Administração (CA) e Conselho Universitário (Consu). O objetivo é adequar os vestibulares da UEPG às políticas educacionais do país para o ensino médio, que visam à democratização do acesso ao ensino superior. "O estudante que optar pela UEPG terá melhores condições de se preparar e melhorar o desempenho na etapa vocacionada, que cobra conteúdos específicos do curso escolhido".

O coordenador da CPS lembra que a UEPG já adotava o Enem, na composição da nota do vestibular, mas de forma optativa. O candidato poderia solicitar o aproveitamento do resultado obtido nas provas objetivas do Enem, desde que tivesse, no mínimo, 40% de acerto no somatório das questões objetivas do exame. Agora, a participação no Enem será obrigatória, uma vez que a nota obtida a partir do exame de 2009 será usada integralmente na composição da nota do candidato, somada à nota da prova vocacionada.

Os demais procedimentos para inscrição, exclusivamente pela internet, política de cotas, acesso aos locais de prova, divulgação de resultados, matrícula e registro acadêmico seguem as regras de concurso vestibulares anteriores, com orientações especificadas no Manual do Candidato.

As mudanças serão detalhadas para representantes de estabelecimentos de ensino públicos e particulares, cursos preparatórios e entidades representativas da área de educação nesta terça-feira, às 14h, na Sala dos Conselhos (bloco da Reitoria), no Campus Universitário de Uvaranas.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade