PUBLICIDADE

Terminam hoje as inscrições para o vestibular 2016 da Fuvest

9 set 2015 - 00h09
Compartilhar
Exibir comentários

Terminam nesta quarta-feira (9) as inscrições para as provas da Fuvest que, pela primeira vez, utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão disponibilizadas, pelo Sisu, 1.489 vagas do total de 11.057. As inscrições podem ser feitas no site da Fuvest

Foto: Agência Brasil

O candidato precisa informar, no site, o número do CPF e pagar a taxa de inscrição de R$ 145 em qualquer agência bancária ou pela internet, até 10 de setembro (quinta-feira), usando o boleto gerado até o último dia de inscrição.

Estudantes com deficiência fazem a inscrição também pela internet e devem enviar a documentação solicitada pelos Correios até o dia 11 de setembro. O candidato receberá, até 23 de novembro, um e-mail com as condições especiais que serão oferecidas.

Das 1.489 vagas destinadas ao Sisu, 413 vagas são de ciências exatas e tecnologia, 348 na área ciências biológicas e 728 em humanidades. Das 42 unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), 35 disponibilizaram vagas para o Sisu.

A Escola de Comunicação e Artes (ECA), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU) não aderiram ao sistema, pois a seleção dos novos alunos exige provas de habilidades específicas.

Os bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) continuarão a ser oferecidos a alunos vindos de escolas públicas que se inscreverem na Fuvest. Esse bônus pode chegar a 20%, de acordo com o grupo no qual o candidato se inserir. O bônus incide sobre a nota da primeira fase e a nota final do vestibular.

Vagas

A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no Estado de São Paulo nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo. Serão selecionados 9.568 candidatos para a Universidade de São Paulo e 120 para o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, totalizando 9.688 vagas, além das vagas do Sisu.

Provas

As provas da primeira fase serão realizadas em 32 municípios do Estado de São Paulo.  Na segunda fase, os candidatos convocados que se inscreveram em Barretos farão as provas em Ribeirão Preto; os de Fernandópolis deverão se deslocar até São José do Rio Preto e os de Jaú e Marília serão realocados para Bauru. 

A primeira fase será realizada no dia 29 de novembro, domingo, com início às 13h. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 10/01/2016 (domingo) responderão dez questões de Português e farão uma Redação; no dia 11/01/2016 (segunda-feira) a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês). As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive Português. No dia 12/01/2016 (terça-feira), a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração. 

A primeira chamada será feita no dia 02 de fevereiro de 2016. A partir desta data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no Concurso Vestibular pelo site da Fuvest. 

Banhistas tentam salvar tubarão que encalhou em praia:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade