PUBLICIDADE

STF deve decidir nesta quarta sobre renovação do Fies

Ministro Luís Roberto Barroso mostrou entender que nova regra não pode ser exigida de alunos que pediram renovação do contrato

6 mai 2015 - 08h23
Compartilhar
Exibir comentários
Renovação de contratos antigos do Fies pode ser feita até 29 de maio
Renovação de contratos antigos do Fies pode ser feita até 29 de maio
Foto: Shutterstock

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir nesta quarta-feira sobre a liminar do ministro Luís Roberto Barroso, que validou a comprovação de desempenho mínimo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com a decisão de Barroso, estão mantidas as regras para renovação do fundo.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Semana passada, além de validar os critérios para novos contratos, Barroso entendeu que a regra não pode ser exigida de alunos que pediram a renovação do contrato. Desde março, o  Ministério da Educação (MEC) exige média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação diferente de zero no Enem como critério para conceder o financiamento em instituições de ensino superior.

A questão foi levada ao Supremo pelo PSB, que arguiu a validade de duas portarias que estabeleceram as pontuações.

Após a decisão, o PSB entrou com embargo de declaração para que o Supremo esclareça se o cumprimento do desempenho no Enem vale para inscrições feitas até o dia 29 de março, quando a regra começou a vigorar.

O prazo para adesão ao Fies terminou na quinta-feira passada (30). A renovação de contratos antigos pode ser feita até 29 de maio.

Na sexta-feira (1º), a Justiça Federal do Mato Grosso determinou a prorrogação do prazo de inscrição para novos contratos.

Na decisão, o juiz federal Raphael Cazelli de Almeida Carvalho aceitou pedido da Defensoria Pública, estabelecendo a dilação do prazo de inscrição por tempo indeterminado para alunos que tentavam ingressar no programa pela primeira vez e a correção do funcionamento do SisFIES, que apresentou falhas.

Na segunda-feira (4), o MEC informou que recorrerá da decisão e que não há recursos para custear novos contratos e renovação de antigos financiamentos.

FAG garante que alunos terão ajuda em relação ao Fies:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade