PUBLICIDADE

SP prevê ter 50 mil alunos da rede estadual em tempo integral em 2014

A partir de 2014, mais 101 escolas da rede estadual localizadas em 56 municípios passarão a integrar o programa

27 mai 2013 - 11h03
(atualizado às 11h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Após encontrar dificuldades para adotar o modelo de turno integral nas escolas da rede estadual, o governo de São Paulo prevê que 170 instituições de ensino tenham aulas no turno ampliado até 2014, atendendo 50 mil alunos. No entanto, a meta ainda está longe das 300 escolas anunciadas pelo governo no começo do programa. Com a ampliação, pouco mais de 1,25% dos 4 milhões de estudantes da rede estadual ficaram nas unidades durante todo o dia.

A implantação do programa se dá mediante adesão das escolas após consulta à comunidade escolar. Segundo a Secretaria da Educação, os estudantes que já frequentam uma das instituições têm matrícula renovada automaticamente, uma vez confirmado o interesse em continuar na escola. Nos casos de alunos que não podem permanecer em tempo integral na escola, será feito o deslocamento de matrícula para uma unidade próxima.

Iniciado em 2012 em 16 escolas de ensino médio, o programa foi ampliado neste ano para outras 53 unidades, inclusive nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental. 

No modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no fundamental e de nove horas e meia no ensino médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática. 

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola define quais serão elas, conforme o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade