Educação

publicidade
09 de agosto de 2013 • 08h32 • atualizado às 08h53

Sisutec: segurança do trabalho é o curso mais procurado

Cursos técnicos do Sisutec já atraíram mais de 217 mil candidatos

Sisutec recebe inscrições entre os dias 6 e 12 de agosto
Foto: Reprodução
 

A formação técnica em segurança do trabalho aparece no topo da lista dos dez cursos mais procurados até agora pelos candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Até as 16h30 de quinta-feira, o curso recebeu 51.724 inscrições para as 13,3 mil vagas, o que representa 3,87 concorrentes por vaga.

A formação com 1,2 mil horas habilita o profissional a desenvolver atividades educativas na área de saúde e segurança do trabalho, orientar uso de equipamentos de proteção, investigar e analisar acidentes e recomendar medidas de segurança. O técnico tem mercado em instituições públicas e privadas, além de empresas fabricantes de equipamentos de segurança.

O curso técnico em informática estava em segundo lugar entre os mais procurados até a tarde de quinta-feira. O sistema recebeu 39.377 inscrições para as 23,2 mil vagas, o que dá 1,69 candidato por vaga disponível. Com mil horas de aulas, esse curso prepara o profissional para desenvolver programas de computador, fazer manutenção e tem campo de trabalho nas áreas pública e privada e no terceiro setor.

O curso técnico de enfermagem, que é a área profissional com o segundo maior número de vagas nesta edição do Sisutec, recebeu 36.240 inscrições para as 14,2 mil vagas, o que representa 2,54 inscritos por vaga. O curso tem duração de 1,2 mil horas. Ao concluir a formação, o enfermeiro está apto a desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação da saúde; orientar e preparar pacientes para exames; aplicar vacina, administrar medicamentos, fazer curativos. O mercado de trabalho são os hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas, além do atendimento domiciliar.

Na relação dos dez cursos mais procurados estão: técnico em logística, com 29.979 inscritos para 13,5 mil vagas; radiologia, com 18.658 inscritos para 7,5 mil vagas; edificações, 17.405 inscritos para 4,6 mil vagas; redes de computadores, 12.113 inscritos para 11,4 mil vagas; análises clínicas, 11.131 inscritos para 3,6 mil vagas; eletrotécnica, 10.495 inscritos para 3,5 mil vagas; meio ambiente, 9.456 inscritos para 4,1 mil vagas.

Inscrições
O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) abriu 239,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos para jovens e adultos que concluíram o ensino médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. Os cursos serão ministrados em 586 instituições de ensino, públicas e privadas em todo o país. As aulas começam neste semestre. Para verificar cursos e vagas, cidades e escolas, como fazer a inscrição, o candidato deve acessar a página do Sisutec.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

Infográfico: Ranking Enem

Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Informações do portal de notícias do MEC Terra Terra