PUBLICIDADE

Sisutec: prazo para matrícula em cursos técnicos termina nesta terça

Foram oferecidas 239.732 vagas em cursos técnicos gratuitos. Os resultados da segunda chamada serão divulgados no dia 22 de agosto

20 ago 2013 - 07h10
(atualizado às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Os candidatos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) tem até esta terça-feira, 20 de agosto, para providenciar a matrícula na respectiva instituição de ensino. Para saber os documentos necessários e o horário da matrícula, o candidato deve procurar a instituição que oferece o curso para o qual foi aprovado.

O prazo para a matrícula terminaria nesta sexta-feira, mas o MEC prorrogou o prazo em portaria publicada no Diário Oficial da União. Com isso as demais etapas do processo também foram adiadas. Os resultados da segunda chamada serão divulgados no dia 22 de agosto. As matrículas da segunda chamada serão realizadas entre os dias 23 e 27 de agosto.

As vagas restantes, depois das duas chamadas, serão ocupadas em livre concorrência, por meio de inscrições on-line realizadas exclusivamente pela página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre os dias 29 de agosto a 16 de setembro. As aulas terão início entre 22 de agosto e 21 de outubro.

De acordo com a portaria, as instituições de ensino credenciadas no Sisutec poderão alterar a data de início das aulas, observando como limite o dia 21 de outubro de 2013.

Sisutec

A primeira edição do Sisutec recebeu 737.229 inscrições de 383.080 candidatos, que concorreram a 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para concluintes do ensino médio.

O Sisutec, aberto a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, reservou 85% das vagas a estudantes oriundos de escolas públicas e registrou 523.448 inscrições desses estudantes. Outras 60.308 inscrições foram destinadas a cotistas - a reserva é obrigatória nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Outros 153.473 candidatos optaram pela ampla concorrência.

Os cursos mais procurados foram os de técnico em segurança do trabalho, com 89.656 inscrições; técnico em informática, 71.850, e técnico em enfermagem, 63.976. Do total de inscrições, 57% foram feitas por mulheres. Os cursos noturnos tiveram a preferência.

resultado da primeira convocação pode ser conferido na página do Sisutec na internet.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

Infográfico: Ranking Enem

Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade