PUBLICIDADE

Sisutec: MEC libera consulta à primeira chamada de aprovados

A seleção foi feita a partir da nota no Enem de 2012. A matrícula deve ser feita na quinta e sexta-feira nas instituições de ensino

14 ago 2013 - 09h26
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
A relação dos aprovados está disponível no site do Sisutec
A relação dos aprovados está disponível no site do Sisutec
Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira a lista dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os candidatos podem consultar no site do programa o resultado da primeira fase, que também pode ser verificado nas instituições participantes ou pelo telefone 0800-616161, opção 8. Os selecionados devem estar atentos para a matrícula, que deve ser feita nesta quinta e sexta-feira.

O candidato selecionado pelo Sisutec deverá conferir, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para matrícula. Aqueles que perderem o prazo, perderão a vaga. A segunda chamada ocorre no dia 19, com matrícula no dia 20. A partir do dia 22 de agosto, as vagas que não forem ocupadas no processo seletivo serão oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A primeira edição do Sisutec teve 383.080 inscritos. Como cada candidato podia fazer até duas opções, foram 737.229 inscrições. Os cursos mais procurados foram técnico em segurança do trabalho, com 89.656 inscrições para 13 mil vagas, seguido de técnico em informática, com 71.850 candidatos para 23 mil vagas.

A seleção dos alunos foi feita de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Do total de vagas, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral. As vagas são ofertadas em instituições da rede publica, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.

Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil). Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), o Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

Infográfico: Ranking Enem

Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade