PUBLICIDADE

SC: prefeito de Itajaí quer proibir uso de "pulseiras do sexo"

6 mar 2010 - 14h34
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A prefeitura de Itajaí, município localizado a 90 km ao norte de Florianópolis, também pretende banir as "pulseirinhas do sexo" das escolas municipais. Uma lei promulgada esta semana já coíbe o uso dos adereços na cidade vizinha de Navegantes.

O prefeito Jandir Bellini enviou um projeto de lei à Câmara Municipal para tentar determinar a proibição do uso das pulseiras por alunos em escolas da rede pública. Segundo ele, o assunto vem sendo debatido há quase duas semanas na cidade.

"É uma preocupação de toda a sociedade. Queremos banir os adereços que evidenciem conotação sexual. Algumas crianças sequer sabem o significado daquilo", disse. "Ao mesmo tempo, o projeto determina a ampliação do debate e o acompanhamento em relação ao tema sexualidade junto aos pais e alunos da rede pública municipal."

Bellini afirmou que as crianças que usam o adereço podem se tornar "reféns" das regras da brincadeira. "Um pai de uma menina de 9 anos me contou que a garota se recusou a tirar a pulseirinha com medo das coleguinhas", disse. "As amigas iriam pensar que ela já teria feito tudo aquilo que as cores do enfeite significam."

No último dia 23 de fevereiro, a prefeitura de Itajaí havia publicado um informativo sobre a questão, orientando que os pais evitassem que as crianças usassem as pulseiras. Como não foi verificada a diminuição no uso, Jandir Bellini enviou o projeto para apreciação. "A decisão agora é com a Câmara, que é soberana. A sociedade cobra que eu faça a proibição por decreto, mas prefiro esperar os vereadores."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade