PUBLICIDADE

RS: professores em greve protestam em frente à casa do governador

9 set 2013 - 10h45
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Docentes ligados ao Centro dos Professores (Cpers-Sindicato) protestaram em frente à casa do governador Tarso Genro, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira. A manifestação terminou na Rua Alberto Bins, em frente à sede do Cpers. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que acompanhou o trajeto, cerca de 100 pessoas estavam presentes.

A Brigada Militar fez cordão de isolamento na rua onde mora o governador para impedir que os manifestantes se aproximassem da residência. Foram usadas bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para evitar o confronto direto. Segundo assessoria do Cpers, o protesto pedia a presença de Tarso Genro para discutir as reivindicações dos professores.

Greve

Os docentes, em greve desde o dia 26 de agosto, cobram o cumprimento da lei do piso, que prevê um salário básico (sem as vantagens) de R$ 1.567 para uma jornada de 40 horas semanais. Atualmente, o Estado paga o pior salário aos seus professores em comparação com o resto do País – um docente com o ensino médio recebe R$ 977,05. O governo argumenta que, embora não cumpra o piso, aprovou reajustes que chegarão a 76,68% em quatro anos.

O governo estadual pressiona pela manutenção das atividades com o corte do ponto de quem aderir ao movimento. A última paralisação por tempo indeterminado realizada pelos professores ocorreu em 2011, contra a reforma do ensino médio.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/quanto-ganha-um-professor-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/quanto-ganha-um-professor-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade